Apresentando o ZeitNews

zeitnews_logo

O ZeitNews (http://www.zeitnews.org) é um site ligado ao Movimento Zeitgeist global, originalmente em inglês, que tem o objetivo de divulgar e promover inovações na área da ciência e tecnologia. Principalmente, inovações que desafiam o senso comum em áreas estratégicas para a Economia Baseada em Recursos, como energia, transporte, automação industrial e robótica, mas também em pesquisas que ajudam o ser humano a compreender sua natureza de forma científica, em áreas como saúde, neurociências, psicologia e educação.

Utilizando-se sempre de fontes confiáveis e dados comprováveis, os artigos do ZeitNews se diferenciam do mainstream da mídia científica pelo destaque a temas e aspectos muitas vezes não abordados com a importância que merecem – presumivelmente por força do zeitgeist vigente. Bons exemplos são as fontes de energia alternativas, as aplicações da nanotecnologia à medicina ou o rápido avanço da automação sobre o trabalho humano.

Muitas vezes vemos as pessoas reagirem com ceticismo a novas informações sobre o espetacular avanço da ciência atual. Apesar de ceticismo ser algo necessário à ciência, torna-se nocivo se não for acompanhado da devida pesquisa e análise das informações. Muitas propostas de mudança na sociedade ou na economia são rejeitadas por serem consideradas inviáveis tecnicamente, quando na verdade são perfeitamente viáveis por tecnologias já existentes, mas desconhecidas do grande público.

Pela importância atual desse tipo de informação, que nos faz refletir sobre o futuro próximo e os caminhos que podemos seguir, o MZ Blog manterá uma série de resumos traduzidos em português de alguns desses artigos, convidando o leitor a visitar o site original e aprofundar-se ainda mais (o site dispõe de recurso de tradução automática).

Os resumos poderão ser encontrados pela categoria [Zeitnews]. E novos resumos serão publicados aqui no blog periodicamente. Boa leitura!

You may also like...

2 Responses

  1. lucia disse:

    Interesse sobre as tecnologias da informação e comunicacao na educação, especificamente em currículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>