Avança tecnologia para controlar robôs com o uso da mente

researchers-study-how-use-mind-controlled-robotsPesquisadores trabalham no desenvolvimento de dispositivos de interface cérebro-computador (ou BCI – “brain-computer interface”) para aplicações nas áreas de manufatura e da medicina, entre outras. Aplicações práticas podem incluir acessórios para pacientes paraplégicos ou o controle de tarefas avançadas por trabalhadores fabris.

Tecnologias BCI já estão disponíveis para o público, geralmente com o uso de capacetes que transmitem a atividade cerebral para um computador, que então envia sinais para um robô. Algumas pesquisas também trabalham com dispositivos que podem ser diretamente inseridos no cérebro, voltados para uso por pacientes com necessidades especiais. Tecnologias mais novas tendem a reduzir o custo dos produtos e tornar mais fácil o aprendizado de seu uso pelo cérebro humano.

Conjuntos simples de instruções poderão ser combinados para controlar movimentos mais complexos dos robôs, como montagem industrial sem o uso de mãos humanas. Tal tecnologia aumenta a segurança e a produtividade da atividade industrial, além de permitir que o trabalhador humano se dedique a tarefas que envolvam tomada de decisão, como inspecionar a qualidade das peças usadas na montagem.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>