Biodiversidade reduz riscos de doenças infecciosas

amphibian-study-shows-how-biodiversity-can-protect-against-disease-1360838687Um estudo com anfíbios demonstra haver uma relação entre a biodiversidade existente em um certo ecossistema e o nível de proteção que as espécies desse sistema apresentam contra doenças e parasitas. Os estudos sugerem que essa relação pode ocorrer também com mamíferos, em ecossistemas de maior escala, e até mesmo com seres humanos.

O efeito da biodiversidade sobre o risco de doenças, inclusive para seres humanos, é uma questão que vem ganhando importância, mas experiências práticas em ecossistemas reais ainda são de difícil realização. Parte do problema é a enorme quantidade de espécies e a vasta área que precisariam ser monitoradas. A vantagem do estudo já realizado com anfíbios foi o universo reduzido de variáveis a controlar, ainda assim permitindo estabelecer a relação.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>