Combinação de cobre e grafeno pode tornar microchips ainda menores

graphene-metal-sandwich-improve-electronics-1394725896

Adicionar duas camadas de grafeno a uma de cobre, tipo “sanduíche”, aumenta sensivelmente a condutividade de calor do cobre, material usado atualmente para a fabricação de chips eletrônicos. A maior condutividade de calor possibilita reduzir ainda mais o tamanho desses chips.

O grafeno é um material leve com interessantes propriedades térmicas, elétricas e mecânicas. Com a redução no tamanho e o aumento na quantidade de transistores em chips de computador, há pouco espaço hoje para ganhos de performance com o uso do cobre, o que torna importante a pesquisa com materiais híbridos que apresentem ganho de condutividade – como é o caso do grafeno.

Os testes ainda demonstraram que os ganhos são mais acentuados quando os materiais são utilizados em escalas menores – o que é a tendência para o uso do cobre em chips eletrônicos, com o avanço da nanotecnologia.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

2 Responses

  1. Maurício Broliato disse:

    Muito bom o site. Parabéns pelo trabalho de tradução e localização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>