Energia solar para dessalinizar água na Índia

dessalinização

A água potável, própria para o consumo humano, é um dos recursos naturais mais indispensáveis à vida e, ainda assim, é cada vez mais escasso e, consequentemente, mais caro. Grande parte das reservas de água do mundo são salgadas, o que torna necessário um processo de dessalinização para permitir seu consumo.

Em regiões pobres, até mesmo a eletricidade necessária para o processo costuma ser rara ou dispendiosa. Essa é uma das motivações para o emprego de uma nova tecnologia de dessalinização, chamada eletrodiálise, que utiliza painéis solares para gerar água potável com escala e custos apropriados a pequenas comunidades do interior de países pobres.

Os pesquisadores envolvidos destacam a importância de se considerar todo o conjunto de restrições econômicas que são impostas sobre o acesso aos recursos naturais e, assim, identificar as melhores tecnologias para cada caso.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>