Esquadrão de Limpeza do Oceano pode limpar metade do Pacífico em 10 anos

Em 2013, o adolescente de 19 anos Boyan Slat divulgou seus planos para criar um Esquadrão de Limpeza do Oceano o qual poderia remover 7.250.000 toneladas de resíduos plásticos nos oceanos do mundo. Sua proposta de uma rede ancorada de estacas flutuantes e plataformas de processamento recebeu uma série de críticas – mas agora, pouco mais de um ano depois, Boyan está de volta com os resultados de uma investigação de um ano, mostrando que sua invenção oferece um método efetivamente viável para livrar os oceanos do mundo da poluição de plástico. Na verdade, ele afirma que uma única matriz poderia remover metade do plástico na Grande Mancha de Lixo do Pacífico em apenas 10 anos.

ocean-cleanup-array-7m-tons-plastic-640x360

O estudo de um ano procurou determinar se a matriz de Boyan Slat é de fato um método de limpeza viável do oceano. O resultado? De acordo com os peritos independentes que leram o relatório de 530 páginas (o qual é até envolto em plástico recuperado dos oceanos): é.

A proposta de Slat usa correntes naturais do oceano e vento para transportar plástico passivamente em direção à uma plataforma de coleta ancorada. Grandes linhas de estacas estendem para fora em ângulos que direcionam os detritos para a plataforma de coleta, e barreiras flutuantes sólidas previnem a vida marinha de se prender aos equipamentos.

Para informações sobre o projeto, acesse: https://fund.theoceancleanup.com/

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews. 

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

2 Responses

  1. Denner Barros disse:

    Pelo meu navegador, o site do ZeitNews não está disponível, nem pelo Chrome nem pelo IE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>