Estimular o cérebro combate o vício em nicotina

stimulating-brain-blunts-cigarette-craving-1366823288O consumo de cigarro é hoje uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo. Há diversos tratamentos que prometem ajudar a largar o cigarro, como medicamentos ou terapias, mas a maioria das tentativas termina em desistência ou recaída. Um método recém testado pode ser uma nova alternativa a esse problema.

Estímulos magnéticos sobre o córtex pre-frontal foram utilizados com sucesso para diminuir o desejo de fumar em pacientes dependentes de nicotina. A nicotina ativa a dopamina e regiões do cérebro relacionadas à sensação de satisfação. Quando se tira ou diminui a nicotina, essas regiões naturalmente reduzem sua atividade, o que tem sido associado a recaídas em fumantes que tentam parar. Uma região crítica nesse processo, o córtex prefrontal dorsolateral, pode ser estimulada pelo uso do estímulo magnético, um procedimento não invasivo e indolor.

Os resultados do uso desse procedimento são ainda maiores à medida que a dependência apresentada pelos pacientes é mais severa. Os pesquisadores envolvidos acreditam que a técnica pode ser desenvolvida para tratar diferentes tipos de vícios e auxiliar pessoas dependentes a superá-los.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>