Experiências trazem mais felicidade que aquisições materiais

feel-happier-talk-about-experiencesFalar sobre experiências, seja uma caminhada por uma montanha ou uma viagem à Europa, gera mais felicidade que falar sobre objetos. É o que trata um recente estudo em psicologia.

Falar sobre uma experiência permite revivê-la mais uma vez, reforçar a satisfação gerada por ela e formar conexões sociais pela troca de experiências ou impressões. Tudo isso se soma para aumentar o nível de felicidade que o indivíduo sente. O mesmo não acontece quando se substituem experiências vividas por objetos adquiridos.

Essa relação muitas vezes não é óbvia, já que um objeto como um carro ou um iPad dura muito mais que uma viagem ou uma atividade ao ar livre. Contudo, é a memória das experiências vividas que multiplica a felicidade gerada por elas ao longo do tempo.

Uma aplicação prática para essa pesquisa seria desenvolver campanhas de voluntariado que valorizem os aspectos experienciais das atividades e deem oportunidade aos voluntários falar sobre elas a outras pessoas.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

2 Responses

  1. Coach Adilson disse:

    Trabalho e textos muito bons. facebook.com/criarfelicidade

  1. 27 de novembro de 2014

    […] ser altamente valorizada em uma sociedade moderna, que é a contribuição para o nível geral de felicidade e bem estar. Isso pode ser feito através da arte, entretenimento, diversão, atividades culturais, esportivas, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>