Impressão 3D pode tornar a indústria de distribuição obsoleta

3D_printerÀ medida que avançam as técnicas de produção industrial baseadas em impressão 3D, a eliminação dos serviços de transporte e distribuição de produtos industriais passa a ser uma realidade. O custo cada vez mais baixo da tecnologia e a facilidade em utilizá-la mais próxima ao mercado consumidor tendem a tornar os custos de transporte de longa distância de mercadorias pouco atraentes.

Um recente estudo sobre o assunto sugere que as novas técnicas de automação industrial podem reverter a tendência atual de globalização da indústria. Enquanto, nas últimas décadas, a indústria assumiu custos de transporte em troca de custos de mão de obra mais baixos, a indústria de impressão 3D reduz dramaticamente o uso de mão de obra e pode ser instalada em qualquer lugar – inclusive no próprio mercado consumidor.

Apesar de ser atualmente usada para produção em pequena escala, a impressão 3D deve avançar rapidamente para processos de produção mais velozes e de larga escala. As vantagens desse modelo produtivo ainda reduzem a necessidade de armazenagem e distribuição de mercadorias, que poderão ser fabricadas sob demanda. Já é possível pensar em um modelo de produção doméstica, onde cada consumidor “imprime” seus produtos dentro de casa, substituindo toda a cadeia de produção e distribuição existente por uma rede de transações virtuais por software.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>