Interação entre humanos e robôs está se tornando mais pessoal

social-robot-faces-real-worldAs chamadas interfaces de usuário são cada vez mais importantes no cotidiano, mas muitas vezes frustrantes em seu uso. Contudo, as novas tecnologias para essa área prometem uma interação social direta entre usuários e sistemas, através do uso de robôs capazes de reconhecimento e compreensão de fala. Tais robôs serão aptos a conversar diretamente com cada usuário, respondendo suas perguntas ou mesmo fazendo perguntas à pessoa.

Uma projeção de computador sobre uma máscara 3-D pode ser usada para produzir uma face animada que interage com o usuário, inclusive identificando a posição dos olhos para conversar olhando diretamente para a pessoa – o que gera no ser humano uma sensação de presença real do interlocutor.

Os pesquisadores acreditam que essas tecnologias poderão ser comercializadas em breve, a custos relativamente baixos. Aplicações podem variar desde serviços de recepção e informação até terapias para crianças com dificuldade de comunicação ou aprendizado.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>