Já conhece a piezoeletricidade?

team-builds-implantable-piezoelectric-nanoribbonPiezoeletricidade é a capacidade de gerar tensão elétrica em resposta à pressão mecânica. O efeito piezoelétrico é uma interação eletromecânica entre um estímulo mecânico – aplicação de pressão sobre um material – e o estado elétrico de materiais cristalinos, como polímeros.

Atualmente, um grupo de cientistas trabalha em materiais piezoelétricos para implantação no corpo humano para geração de energia que seria suficiente para abastecer dispositivos implantados, como marca-passos. Foi desenvolvida uma espécie de “nano-bandagem” com capacidade piezoelétrica, que pode ser implantada junto a órgãos que apresentem movimento constante, transformando o movimento natural do órgão em energia elétrica.

Hoje, os dispositivos implantados funcionam com baterias. Quando as baterias se esgotam, é necessária nova intervenção cirúrgica para trocá-las. A piezoeletricidade, aliada à nanotecnologia, poderá em pouco tempo ser capaz de gerar energia por toda a vida do usuário, eliminando a necessidade de cirurgias adicionais.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>