Nanopartículas: as pílulas do futuro

oral-nanoparticle_largeNanopartículas podem ser usadas para levar medicamentos em tratamentos dirigidos de doenças como o câncer, mas até agora precisavam ser aplicadas através de injeções. Através da corrente sanguínea, essas nanopartículas chegam até os tecidos doentes ou a tumores cancerígenos, onde liberam a substância que transportam – como drogas para quimioterapia, dentre outras.

Um novo tipo de nanopartícula em desenvolvimento poderá ser ingerido por via oral, através de pílulas, e absorvido pelo sistema digestivo. Enquanto carregam drogas ou medicamentos, são revestidas por anticorpos específicos que permitem a passagem através do intestino delgado para a corrente sanguínea.

Espera-se, agora, utilizar essa mesma técnica para fazer chegar medicamentos a áreas atualmente de difícil acesso, como o cérebro ou os pulmões, revestindo as nanopartículas transportadoras com os anticorpos adequados. A tecnologia aumenta a eficiência na aplicação de drogas a áreas específicas atingidas por doenças, ou mesmo possibilita essa aplicação em casos para os quais isso não era possível até agora.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

1 Response

  1. Cleomar P. Oliveira disse:

    Que coisa maravilhosa essas nano partículas de remédio…Será que vai curar a gripe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>