Nanotecnologia aprimora eficiência da energia solar

solar-cells-step-1385912543

O Sol é a grande fonte de energia do nosso planeta. A luz solar que atinge a Terra em apenas uma hora é equivalente a toda a energia que o mundo consome em um ano. Portanto, usar energia solar, que é limpa e renovável, é uma questão de eficiência na conversão da luz em eletricidade.

Células fotovoltaicas absorvem fótons, que são “pacotes” de energia solar, e os transformam em elétrons para produzir corrente elétrica. Contudo, apenas uma fração da luz é absorvida, e apenas alguns fótons são aproveitados para conversão. Uma nova nano-estrutura, recém desenvolvida, possibilita aumentar a fração de luz absorvida nas células, além de possibilitar que fótons não convertidos sejam retidos nas células para reaproveitamento.

Testes já realizados demonstram significativo ganho de eficiência desse material em relação a células de silicone tradicionais.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

2 Responses

  1. Helder Ferreira disse:

    Me interesso por energia solar e eolica, sempre que possível me mantenham informado.

    Att. Helder Ferreira

  2. Veronica disse:

    Hola a todos los que escribis y comentais este blog, me parece muy bueno el punto de vista que habeis dado en el articulo del blog. Yo ahora estoy muy introducida en las renovables dentro de nuestro pais y estoy preocupada con la producción del biogas (os dejo una web por si no lo conoceis: http://www.biogas.es, pues no se le esta dedicando practimaente subvenciones en Europa. A pesar de ello, hay paises como Alemania que si han sabido explotar esta nueva forma de obtener energia renovable y estan obteniendo grandes beneficios en forma economicos y medio ambientales.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>