Nova tecnologia busca livrar oceanos de resíduos plásticos

Ocean Cleanup Project

A poluição plástica dos oceanos já atinge os milhões de toneladas, custa centenas de milhares de vidas marinhas e serve de transporte para outros poluentes. Para enfrentá-la, um projeto pretende utilizar as correntes naturais dos oceanos para fazer a coleta do lixo.

Estações de tratamento fixadas ao leito marinho reteriam os resíduos plásticos através de barreiras à medida que passassem por elas, levados pelas correntes. Como as barreiras são projetadas para agir apenas sobre materiais de certa densidade, não haveria impacto à vida marinha ou outros materiais.

Como essas estações serão fixas e poderão usar as próprias correntes para geração de energia, seu custo de manutenção tende a ser baixo, bem como a eficiência na coleta promete ser alta. Considerando o retorno econômico com a reciclagem do material coletado, o projeto promete não apenas ser viável, mas até gerar resultado econômico.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>