O Jogo Monetário e Além – TVP Magazine (Parte 1)

Autor: Tio | Editor: Ray

Tradução e Revisão por membros do Time Linguístico:

Luiza Nora Branagan | Bruna Sahão | Gustavo Canto | Graciela Kunrath Lima

Esse artigo foi traduzido a partir do original em inglês publicado na TVP Magazine, disponível aqui.  A tradução dos artigos desse ebook serão divulgados aqui no MZBlog numa série de publicações. Esta é a Parte 1 – Introdução.

————————————————————–

O Jogo Monetário e Além – TVP Magazine (Parte 1 – Introdução)

The Money Game and Beyond” [O Jogo Monetário e Além] é um e-book desenvolvido pelo The Venus Project [Projeto Venus] que procura apresentar como o mundo que experimentamos hoje evoluiu (com seus empregos, dinheiro, empresas, produtos, propriedade, governo, leis, etc.), bem como a forma como opera atualmente (distribuição, gestão de recursos, valores, etc.). Veremos como o dinheiro foi inventado, para que serve, e o que podemos realmente fazer para evoluir para um mundo livre dos grandes problemas de hoje.

Eis a situação: todos essencialmente concordamos que estes são enormes problemas hoje em dia: pobreza, fome, crime, violência, guerras, educação de baixa qualidade, poluição, alterações climáticas, superpopulação, terrorismo, divisão de classes, corrupção e suborno, escassez de água, destruição ambiental, abuso de animais (incluindo humanos), escravidão e coerção, ganância, evasão de recursos , desmatamento, desperdício massivo, a estagnação do desenvolvimento científico e tecnológico, a falta de serviços de saúde, imigração, disputas territoriais, estresse e muito mais. Bem, e se eu lhe disser que por trás de tudo isso há apenas uma causa primária? Uma! Difícil de acreditar? Bem, isso é o que vamos mostrar, e se for verdade, então abordar esse único problema central vai resolver ou diminuir significativamente todos esses problemas. Pode parecer bom demais para ser verdade, mas usando desenhos animados, alguns diagramas, uma abundância de links de fontes confiáveis, documentários e vídeos e uma linguagem simples para permitir que todos entendam, vamos nos esforçar para tornar isso muito claro.

MGB TVPO livro está organizado em 3 partes:

A – Movimentação de Coisas e Pessoas

Conta a história de como a movimentação de coisas e pessoas ao redor do globo deu origem ao Jogo Monetário que nós jogamos hoje e vice-versa. Como a permuta  simples evoluiu para um sistema de troca, agora totalmente dissociado da realidade. Nós explicaremos como os preços são formados (por quê algumas coisas custam mais do que outras), como chegamos ao valor de uma “coisa”, como essas trocas estão mudando drasticamente os valores pessoais (de educação, de objetivos, familiares e muito mais), o que são empresas e como a economia funciona hoje (investimentos, dinheiro, moeda corrente e dívida, inflação e deflação, crédito e mais).

Nesta seção, nós também veremos o que “custo eficiente” significa hoje, uma vez que tornou-se uma noção altamente incompreendida que cria muito sofrimento e destruição. Isso será demonstrado usando algumas das maiores indústrias do planeta como exemplo, assim poderemos ver como funcionam seus negócios: moda e roupas, alimentos, joias, petróleo, eletrônica, café e chocolate. Você vai aprender sobre a escravidão em massa e desperdício, criados a partir de, e consequentemente, criando valores distorcidos.

B -  Sistemas de Organização de Sociedades

Ao longo dos últimos 400 anos, os seres humanos têm tentado várias abordagens para organizar toda esta confusão criada pelo mundo do comércio. Olharemos para o que foi proposto, onde eles falharam, o que podemos aprender com eles. Vamos dar uma boa olhada no Feudalismo, Socialismo, Comunismo, Capitalismo, Mercado Livre, Democracia, Imperialismo, Colonialismo, Totalitarismo e Autoritarismo, Fascismo, Anarquismo, Tecnocracia, Open-Source e Economias de doação e partilha. Nós explicaremos como cada uma delas visualiza a ideia de organizar o mundo, e como cada uma acabou na prática. Ao longo do caminho, nós  vamos esclarecer muitas dessas ideais que são extremamente mal compreendidas pela maioria das pessoas hoje em dia.

Nós também mostraremos como, independentemente do sistema político escolhido, todas as tribos no mundo enfrentam os mesmos problemas hoje. Em todos os lugares que você olhar, a qualquer empresa ou indústria em qualquer país do mundo, você pode encontrar corrupção, práticas obscuras, desperdício, coerção e mais.

Mas há outra coisa que você virá a entender a partir desta seção:  tentar organizar uma sociedade não é tão fácil como simplesmente “aplicar a ciência e tecnologia para resolver problemas”. Nós também daremos destaque aos seguintes mitos: a tecnologia como tábua de salvação, abundância como a única coisa necessária para propiciar o livre acesso ou a substituição do trabalho, a ciência como a ferramenta indiscutível para a mudança social, e muito mais. Claro, nem tudo o que apresentamos neste livro é sobre os efeitos negativos do Mundo Monetário, já que metade dele é dedicada a apresentar soluções. Apresentaremos como o movimento Open-source e Economia Colaborativa ambos criam enorme cooperação e colaboração entre as pessoas, juntamente com alta eficiência nas coisas que eles criam, diversidade, confiabilidade e segurança, e tudo sem a necessidade de dinheiro. Você vai ver como podemos tornar o mundo muito mais seguro e criar abundância através de tais abordagens descentralizadas – a abundância que é absolutamente necessária para se chegar a uma sociedade mais sã.

C – Além do Jogo

Esta última seção funde todas as partes anteriores em uma apresentação detalhada de como podemos ir além do Jogo Monetário, reconhecendo que a maioria dos problemas de hoje são, na verdade, sintomas do comércio. Nós explicaremos como podemos criar abundância para eliminar a necessidade de comércio. Mais importante, nós definiremos o conceito de abundância, já que este é um dos aspectos mais críticos de se entender. Para ajudar a descrever como podemos nos livrar da maioria dos problemas atuais (sintomas de comércio), nós a relacionaremos com uma nova abordagem na área da saúde hoje, que compreende  a maioria dos problemas de saúde humana como sintomas do envelhecimento, e assim, eliminando o “envelhecimento”, nós poderemos prevenir a maioria destes sintomas. Esta é uma reivindicação tão ousada como a nossa, mas ambas são tão reais, demonstráveis e necessárias como nunca. Nós também forneceremos novos insights sobre a pesquisa do envelhecimento, com a intenção de que esta poderá ajudar numa compreensão mais clara de como precisamos olhar para os problemas de hoje através do mesmo tipo de abordagem.

Em seguida, exemplificaremos como um mundo de abundância pode parecer no futuro: como você vai ser capaz de criar seu próprio submarino :) (ou qualquer objeto que você queira sem precisar negociar nada em troca), fazer pesquisas médicas, prevenir que ditadores cheguem ao poder, eliminar o abuso de recursos, etc., e como chamar seres humanos para ajudar a realizar esta mudança e porque uma cidade teste TVP é uma necessidade. No final do livro, apresentamos uma planilha destacando como TVP se compara às outras ideias de organização social que apresentamos no livro (Comunismo, Socialismo, etc.), todas em termos de compreensão e aplicação dos seguintes: Comportamento Humano, Tecnologia , Controle, e como elas se apresentam nos dias atuais.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>