O Jogo Monetário e Além – TVP Magazine (Parte 10)

Autor: Tio | Editor: Ray

Tradução e Revisão por membros do Time Linguístico:

Tradução: Rodrigo Fanhoni e Lucas Brilhante;
Revisão: Graciela Kunrath Lima e Luiza Nora;

Esse artigo foi traduzido a partir do original em inglês “The Money Game and Beyond”, publicado na TVP Magazine, disponível aqui.  A tradução dos artigos desse ebook serão divulgados aqui no MZ Blog numa série de publicações. Esta é a Parte 10.  As partes já publicadas podem ser acessadas abaixo:

A – Movimentação de Coisas e Pessoas: Partes 1 a 7

B – Sistemas de Organização de Sociedades:

Parte 8: Introdução

Parte 9: Na Terra e na prática

C – Além do Jogo: Partes a definir

———————————————————————

Sistemas de Organização de Sociedades

Todas as tribos são uma mistura de ideais

Portanto, aqueles que tentam controlar o comércio global (ou seja, controlar as sociedades humanas) ainda lutam hoje ao longo dos extremos que foram apresentamos até agora (Capitalismo e Livre* Mercado, por um lado, o Socialismo e Comunismo, do outro – fornecendo o cenário para os termos “esquerda” e “direita”).  Embora ninguém chegue perto esses extremos de hoje, nem exista qualquer definição real para eles, geralmente as pessoas lutam em algum lugar no meio.

Todos os outros sistemas no mundo de hoje são variações dos dois que acabamos de descrever; eles só diferem em seus detalhes.  Para ganhar um visual, aqui está um mapa do mundo:

2017-02-03 (11)

Azul A pessoa é eleita regularmente (a cada tantos anos) através de votação, como chefe da tribo, mas essa pessoa geralmente não pode mudar as leis. Então o chefe tribal tem o comando sobre militares e outros aspectos de sua tribo.

Amarelo Um chefe tribal, além de um menor. Um chefe é eleito diretamente pelo povo, em intervalos regulares, e o outro é indiretamente nomeado (dependendo da tribo).  As grandes principais funções são geralmente delegados ao menor, que pode até mesmo mudar as leis, conforme necessário.  Combinados, eles têm poder sobre muitos aspectos da tribo.

Verde Uma combinação das duas anteriores.

Vermelho/Laranja Uma mistura de dois chefes.Em algumas tribos, um chefe é cerimonial; na verdade não é eleito e nem tem muito poder.  Apenas o segundo chefe é eleito em datas regulares, enquanto o chefe principal é muito parecido com um mascote real para a tribo (rei, rainha, etc.) :).

Purpura/Roxo Aqui eles têm um chefe principal, mas este tem muito poder e em alguns casos não é “eleito” pelo povo.

Marrom Um chefe, com nenhuma forma de eleger outros. O chefe e o povo supostamente trabalham “na transição para uma sociedade comunista.

Verde Broto Ditadura militar.

Você pode ler muito sobre tudo isso, aqui .

Todas as tribos são uma mistura de ideais.

Então, uma vez que são todos uma mistura de ideais, vamos ver o que estas misturas têm trazido.

A maioria das tribos tenta mesclar o Socialismo com o Capitalismo. Os EUA, por exemplo, afirma ter um Livre* Mercado, tornando-os ‘capitalistas’.  No entanto, sob certas condições, eles também oferecem alguns serviços gratuitos* para pessoas como Medicare (cuidados de saúde), suporte ao desempregado e programas de subsídio de alimentação para os pobres. Também é fornecido por essa tribo a infra-estrutura, como estradas e como/onde fazê-las, parques nacionais, espaços “públicos” controlados pelo estado; produção de respectivas leis, o fazer cumprir as regras que se aplicam a todos os benefícios acima, e muito mais.  Assim, eles também são ‘socialistas’, com um forte sabor de “ditadura” (Será que a NSA “Agência de Segurança Nacional do EUA” espionar seus próprios cidadãos lhe parece familiar?). Além disso, se a sua mãe ‘possui’ um grande palácio e vastas quantidades de terra, você irá herdar a ‘propriedade’, que assim eventualmente, vai para os seus filhos, e assim por diante.  Sim… de certa forma isso ainda funciona como no ‘Feudalismo’.

Na China, diz-se que eles controlam as pessoas (educação, serviços, etc.) e os meios de produção, mas o Livre* Mercado está “crescendo” na China e já produziu mais bilionários do que os EUA ( fonte ). Enquanto ‘hospedagem’ registra mais de 64 milhões de apartamentos vazios , a maioria de sua população continua muito pobre. É bastante interessante que eles ainda são rotulados por muitas outras tribos como “comunistas” (uma sociedade igual para todos !?).

Você vê a confusão e mutação desses ideais fundamentais?   Não existe tal coisa como uma tribo realmente socialista, comunista, ou de Livre* Mercado!  Todas as tribos hoje são uma mistura enorme e complicada de muitas idéias.  Então, tente evitar ficar preso nesse tipo de debate.  Quando alguém diz que uma tribo é comunista, basta perguntar-lhes se não tem nenhum líder, nenhum dinheiro, eliminou escassez e assim por diante.  Se eles dizem que são sistema de Livre* Mercado, pergunte-lhes o que eles querem dizer com “livre”.

Você sabe… pense sobre todas as coisas ‘ruins’ que apresentamos na primeira parte; com a escravidão de crianças, coerção, corrupção, nenhum cuidado para a estabilidade do meio-ambiente, o lucro acima de tudo, etc…  Todas estas coisas acontecem em todas as tribos, sob todos os tipos de regimes: desde a China até EUA, da Uganda ao Canadá, da Romênia ao Paquistão, do Japão ao Brasil.  Mesmo com todas estas diferentes regras e formas de organizar-se, todas as tribos ainda enfrentam os mesmos problemas.

No caso em questão: o Canadá. 2017-03-01Praticamente todo mundo têm ótimas coisas para dizer sobre essa tribo, especialmente sobre o sistema de saúde.  Sua saúde é ‘socializada’, o que significa que se você tiver qualquer machucadinho, você pode consertá-lo gratuitamente, seja você rico, pobre ou desabrigado.  Ainda assim eles não conseguem escapar o mundo do dinheiro. Alguns de seus hospitais têm incentivos monetários para esvaziar quartos para novos pacientes. Para fazer mais dinheiro para o hospital, eles correm para limpar um quarto logo que a alta é dada ao seu paciente anterior, resultando num menor cuidado com a limpeza.  Em hospitais, onde as doenças pode se espalhar rapidamente, isso pode facilmente traduzir-se em situações de vida ou morte.  E uma vez que estes funcionam com o orçamento do Estado, que experienciam cortes nos orçamentos, eles são muitas vezes forçados a reduzir o pessoal que cuida da limpeza dos quartos, tornando a situação ainda pior.  Pela mesma razão, sua equipe em geral é mantida com o mínimo de funcionários e muitas vezes têm de reduzir ou estagnar o progresso científico e tecnológico no campo da medicina.  Eles também têm contratos com empresas de estacionamento privado para os seus hospitais, por isso, quando os pacientes chegam, eles têm que pagar uma taxa de estacionamento.  Se eles pagam por uma estadia de uma hora e, em seguida, tem que ficar mais tempo (o que muitas vezes acontece com visitas ao hospital), eles são obrigados a pagar multas pesadas.  Você vê, o homem das ‘multas’ é incentivado a dar as ‘multas’ quando ele recebe uma comissão por isso.  Esses tipos de coisas acontecem com quase todos os programas ‘socializados’ que dizem oferecer serviços gratuitos para as pessoas, apesar de muitas vezes terem um custo ‘escondido’.  você pode ver o labirinto aqui?  E não é só isso.

Vamos agora dar uma olhada em empresas canadenses (privadas ou estatais): encanadoras e de outros serviços de reparação são incentivadas a inflar problemas para começá-lo a pagar-lhes mais pelos reparos do que eles realmente valem; dentistas, muitas vezes, recomendam tratamentos caros e muitas vezes desnecessárias, porque eles devem permanecer na empresa, também; Eco, produtos “saudáveis” e “naturais” são muitas vezes erroneamente rotulado para seduzi-lo a comprá-los, às vezes ‘mentem’ completamente sobre vários aspectos para que você nem sequer saiba o que está comprando; óculos pode custar cerca de US $ 20 para fazer, mas são vendidos a US $ 300- $ 1000 apenas por causa da marca – alguns oculistas até se recusam a fornecer os resultados de seus exames de vista, porque você poderia optar por comprar seus óculos em algum lugar mais barato; as empresas podem comprar falsas opiniões on-line, a fim de enganá-lo sobre seus produtos/serviços; e assim por diante.  Uma fonte para isso e mais, confira este vídeo série que ‘expõe’ o mercado no Canadá. Todos esses exemplos ocorrem dentro do que algumas pessoas consideram ser a melhor, mais pacífica, cuidadora e mais justa tribo do mundo. Em seguida, considere que estes exemplos abrangem tanto empresas privadas quanto as controladas pelo Estado (tanto nos ideais capitalistas quanto socialistas).  Claro, você pode reconhecer que essas mesmas práticas ocorrem dentro de sua tribo também.

Estes não são crimes ‘mesquinhos’, e eles acontecem diariamente.  Quando voltei para a Romênia, cerca de três anos atrás para férias, havia muitos motoristas de táxi no aeroporto, todos esfregando ofertas na sua cara a partir do momento em que você sai do edifício do terminal do aeroporto. Nós sabíamos que existem muitos taxistas vigaristas na Romênia, assim prestamos muita atenção em suas ofertas.  Nós escolhemos um que anunciava um preço de 1,9 RON (moeda romena) por km, porque esse preço era perto de preços “normais” de táxi na Romênia.  Quando chegamos ao nosso destino, tínhamos viajado 10 km, assim, daria cerca de 19 RON (1,9 x 10 km), mas o motorista de táxi foi como: “Hm, não … .o preço é de 190 RON”.  O quê?!2017-05-27

Aqui está o truque que ele joga em seus passageiros/vítimas: o letreiro de preço, de fato diz 1.9, mas sob o letreiro foi também a palavra táxi.  Ele disse que o ponto decimal entre 1 e 9 era na realmente o pingo da letra “i” na palavra “táxi”.  Por isso, o custo era de 19 RON/km.  Não há dúvida de que o cara foi criativo, nenhum argumento quanto a isso, mas para mim, essa situação descreve perfeitamente todo mundo do Capitalismo e do Livre Mercado* combinado com o Socialismo que a maioria de nós vivemos.  Não vejo nenhuma diferença entre isso e uma etiqueta da caixa de cereal que contenha a inscrição “substância saudável”, mas depois saber que você tem que comer 20 caixas de seu cereal por dia para que a sua substância especial possa ter qualquer efeito sobre a sua saúde (especialmente quando metade da caixa está cheia de ar).  Ou quando eles anunciam a cirurgia LASIK (correção ocular a laser) por apenas US $ 490 / olho, mas quando você vai lá, o oftalmologista diz: “Ah, isso só se aplica para esta gama de problemas de visão.” Ou seja, apenas para aqueles que ainda enxergam muito bem. Esperando que muitos optariam por pagar muito mais e assim tirar proveito de sua oferta, uma vez que já estão “lá” e estão animados com o pensamento de melhorar sua visão.  Rótulos que dizem que o produto irá melhorar a sua saúde quando não fazem tal coisa (e talvez até o contrário acontece) ou  quando abusam de palavras como ‘ecológico’ e ‘natural’ para dizer o que quiserem que isso signifique.  Ou apenas em geral, como quando eles etiquetam os preços das coisas em 4,99, 1,95, e assim por diante, apenas para confundir-lo e fazê-lo gastar mais.

Quando cheguei na Roménia, depois de uma briga com o motorista de táxi que esteve perto de que uma luta verbal, fui com um amigo para um campo aberto, onde as pessoas vendiam todos os tipos de coisas, de leitores de DVD a porcos vivos, capas para smartphones, roupas de baixo a frutas … Havia muita lama, muito barulho e todos os ‘comerciantes’ queriam que você comprasse seus produtos.  Em outras palavras, o caos!  Era como um pesadelo. Você poderia encontrar smartphones de US$500 sendo vendido por US $50, mas o vendedor não permitiria você testar o produto para garantir que ele funcionaria. Você quer isso?  Então você tem que comprá-lo e, em seguida testá-lo.  Que pena se não é um do bons ou que a caixa erroneamente contém apenas um “case” para o dispositivo, como muitas vezes acontece.  Computadores de mesa com obviamente nenhuma fonte de energia para testá-los, mas eles os estavam vendendo.  Havia até mesmo aparelhos que os vendedores não tinham nenhuma pista sobre sua função. Aquele caos cheirava como uma farsa de ‘cabo a rabo’ e era necessário ter um cuidado extra com os seus próprios bolsos.  Enquanto você poderia ter ido lá para comprar algo, outros estavam lá apenas para furtar o seu dinheiro.  Eu estou descrevendo tudo isso a você para enfatizar novamente como eu vejo quase o mundo inteiro hoje.  Não vejo nenhuma diferença entre estes tipos de mercados de caos para os “reais”, onde pode até cheirar melhor e as pessoas podem ‘atuar’ melhor e ter uma aparencia mais agradável, mas todos eles têm a mesma obsessão, a de como lucrar a qualquer custo.

Leis raramente ou, mais provavelmente, nunca acabam com os crimes:

As grandes companhias automotivas

Volkswagen, a segunda fabricante de automóveis mais poderosa do mundo, é também a empresa que foi descoberta recentemente por estar ‘burlando’ regras da maioria das tribos em um grau enorme.  As tribos dizem: “Temos que reduzir o CO2 e outras emissões ‘nocivas’ dos veículos para reduzir a poluição e evitar o aquecimento global. Então, nenhum veículo é autorizado a emitir além “deste limiar”, fazendo desta uma lei que todos fabricantes de veículos devem respeitar. A Volkswagen, em seguida, decidiu: “Nós podemos lucrar enormemente através da instalação de um dispositivo inteligente em nossos carros que, quando são testados, irão atender os limites de emissão do teste, mas quando eles são usados ​​nas estradas, os veículos vão emitir os níveis normais de emissões, que são 40 vezes acima do limite.  As pessoas migrarão para comprar nossos carros pouco poluentes, uma vez que seremos capazes de comercializá-los como sendo tão ‘ecologicamente-amigáveis’.  Bom, acontece que eles vem fazendo isso pelos últimos 7 anos e isso só foi descoberto por acaso, a algum tempo atrás ( Outubro de 2015 ). Parece bastante óbvio que eles não se preocupam com o meio ambiente ou com a nossa saúde; apenas em crescer o seu negócio.  É como eles disseram “Assim, podemos continuar a poluir o meio ambiente, o que eventualmente levará à destruição de nossa espécie e muitas outras, mas quem se importa?  Nós vamos fazer uma tonelada de dinheiro extra se nós apenas instalarmos este dispositivo nos carros que fazemos.  Bem, isso soa como um plano de negócios viável para mim.  Vamos fazer algum lucro!”  Isso mostra o quão insano nosso ‘mercado’ se tornou.  Caso você não saiba, Volkswagen detém Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche e muitas outras montadoras e modelos.

Eles se preocupam tanto com a maximização dos lucros que eles estão mesmo dispostos a arriscar o objeto de sua devoção, o lucro, uma vez que eles teriam sérios problemas se fossem pegos, certo ?.  Quer dizer, se você fosse o segundo maior fabricante de automóveis do mundo, com tantos milhões de carros na estrada, você acreditaria que fazer uma coisa dessas iria passar despercebida?  Mas espere!  Eles fizeram um esquema semelhante em 1974, e apenas pagaram uma multa de US $ 120.000 quando foram pegos ( fonte ). Tanto para a prestação de contas …

Infelizmente há muito mais água correndo embaixo dessa ponte.  Uma vez que o primeiro dominó Volkswagen caiu, as coisas rapidamente escalaram. Com ele foi descoberto que a BMW (Mini Rolls Royce), Mercedes (Maybach) e Peugeot estavam todos emitindo de 40-50% CO2 a mais. Uma queima colossal de 40-50% mais combustível por milha / km do que o que os fabricantes de automóveis ‘oficialmente’ haviam reivindicado.  A diferença média (mentira) foi de cerca de 8% em 2001 e aumentou drasticamente para 31% até 2012.  Os resultados surgiram através da análise de 600.000 carros a partir de 11 conjuntos de dados diferentes em toda a UE ( fonte). Certamente o número de leis de proteção e da sua severidade para com os infratores (especialmente infratores “repetentes”) deve ter aumentado durante este tempo.  Então, como eles foram repreendidos e convencidos de nunca mais tentar isso de novo?!?2017-05-27 (1)

Bem, você pode ler aqui sobre algumas grandes companhias de carro mentindo sobre a segurança de seus carros, emissões, e assim por diante, e como eles estão bem longe de qualquer acusação pagando “Vamos esquecer tudo sobre isso” multas.

2017-03-01 (3)

Outras grandes empresas / instituições:

Falando sobre lucro acima da existência humana, a ExxonMobil, a maior empresa de petróleo do mundo, aparentemente sabia sobre questões de mudanças climáticas desde 1981, sete anos antes de se tornar uma questão pública, de acordo com e-mail recém-descoberto de alguns dos próprios cientistas da empresa.  Apesar disso, a empresa gastaria milhões nos 27 anos posteriores para promover a negação da mudança do climática (fonte). Por uma questão de lucro, você pode até mesmo interpretar as leis como você queira.   Tomemos, por exemplo, a atitude da União Europeia (um grupo de tribos poderosas) a vários anos atrás: “Nós adotamos uma postura pública dura para o aumento da utilização de energias renováveis. EU Bem, podemos pensar na madeira como energia renovável, uma vez que as árvores crescem de volta, certo?  Então, por esta definição, podemos queimar a madeira para gerar energia e mais facilmente atingir os nossos objetivos globais de transição para a energia renovável, uma vez que as árvores são um recurso renovável.  Brilhante!  Não só eles realmente seguiram com esse plano terrível, eles ainda estão fazendo isso, ignorando que, mesmo que o CO2 produzido provavelmente será reabsorvido depois por uma nova geração de árvores, o processo pode demorar décadas (árvores não crescem em dias ), enquanto que a prática também serve de incentivo para outras tribos a cortarem suas árvores afim de vendê-las para as tribos da UE ( fonte ).Que bagunça…

Não podemos esquecer das empresas de tabaco que negaram fortemente os efeitos nocivos de seus produtos por anos.  2017-05-29 (2)Eles pagaram os cientistas para fazer isso.   Eles até mesmo pagaram médicos para aparecer em comerciais de TV dizendo que fumar é bom (fonte). Infelizmente estamos agora entrando em uma situação semelhante, como a carne vermelha processada foi apenas confirmada como um tipo de substância cancerígena, o que significa que não há dúvida agora que esta causa alguns tipos de câncer (fonte), algo que já vinha sendo sugerido por um tempo. Nós já publicamos um artigo sobre o impacto da pecuária e consumo de carne em uma edição anterior dessa revista, mas a questão agora é o que vai acontecer com as grandes indústrias de carne vermelha. Será que eles vão aceitar isso e aconselhar os seus “clientes” sobre os efeitos? Será que eles vão tomar as medidas pertinentes sobre isso: fechar seus negócios, reduzir a sua produção, etc.?   Será que o governo irá bani-los?  Pessoalmente, duvido que alguma coisa vai acontecer, e mesmo se isso acontecer, isso pode levar muitos anos e muito mais pessoas adoecerão e morrerão antes de qualquer coisa “substancial” aconteça.  Lembre-se, carne vermelha processada agora é categorizada ao lado de amianto, álcool, arsênico e do tabaco como cancerígenos (fonte).

O incentivo para mentir, mesmo que a saúde humana esteja em risco, é uma prática comum hoje em dia.

Se as grandes empresas como estas, tão expostas a todo o mundo, estão dispostas a arriscar tanto pelo lucro que eles descaradamente desafiam as regras das tribos, imagine todas as coisas que aqueles muitos menores tentam se safar.  Agora imagine os grandes que ainda não foram descobertos…

Falamos sobre pessoas que vendem seus órgãos por dinheiro na primeira parte desta série e eles continuam fazendo isso, mesmo que seja ilegal na maioria das tribos. Pessoas jurídicas ‘bem intencionadas’ tentam implementar medidas para combater tais situações.  Neste caso, eles disseram que o doador deve ser entrevistado para se certificar de que eles irão de boa vontade ‘doar’ ​​o órgão para a caridade, não por dinheiro.  Uma lei foi a sua solução para o problema, a fim de tornar as coisas mais “justas” e “legais”.  Em resposta a esta prática, tornou-se comum aqueles que vendem seus órgãos (por falta de dinheiro – “pisca pisca”) são treinados por outras pessoas sobre o que dizer durante as entrevistas, afim de ‘passar’ nelas.  Simplificando, quando você tenta impedir as pessoas de lucrar em um mundo com base no lucro, então as pessoas sempre encontrarão maneiras de burla essas regras.  O mesmo princípio parece aplicar-se a todas as partes da sociedade atual.   Para cada problema que existe, há pessoas que tentam resolvê-los com mais e mais regras e leis, mas eles raramente têm algum verdadeiro sucesso em eliminar os problemas.

Programas sociais não são apenas sujeitos a mutilação devido ao sistema de mercado, como já apresentamos até agora, mas eles se tornaram tão moldados ao sistema de mercado que até mesmo seu sistema de educação gratuita (Socialista) concentra-se quase exclusivamente em preparar as crianças para se tornarem trabalhadores, portanto ‘comerciantes’!

A necessidade não é ter educação gratuita, mas, uma população cientificamente alfabetizada, diversificada dentro de uma sociedade mais sã. Não é a saúde gratuita, mas os cuidados de saúde de fácil acesso e tecnologicamente progressivos. Tentar injetar programas “gratuitos” no mundo de hoje é uma tradição praticada. Enquanto essa atitude demostra ter ajudado alguns e tem trazido avanços,  no contexto do sistema monetário de hoje, ainda é pouco mais do que um monte de “band-aids” para problemas em curso, com pouco ou nenhum efeito sobre a cura dos problemas reais (e muitas vezes fazendo com que os problemas piorem).

2017-05-29

2017-05-27 (2)

Eu irei tentar resistir a apontar exemplos de corrupção e outros efeitos nocivos do mundo capitalista.  As enormes repercussões negativas do sistema monetário são tão onipresentes que poderá revelar-se mais fácil que tentar somar as raízes quadradas de todos os números que existem, mas estou certo de que você já está bem ciente dos tipos de problemas que estamos falando aqui.

 NOTA: vamos abordar a influência dinheiro no campo científico, na série de artigos sobre a ciência que faremos.

Ter um bom negócio não significa que você terá sucesso.

Corrupção e outros resultados ‘ruins’ são efeitos amplamente reconhecidos do Capitalismo e do Livre Mercado*, mas eu quero destacar algo mais.  O conceito do Capitalismo e do Livre Mercado* é que se for permitido, as pessoas virão com cada vez mais produtos e serviços de grande qualidade, pois é dito que se você fizer um produto de baixa qualidade ou tratar mal seus clientes, em breve você vai encontrar-se fora do mercado. Porém esta parece ser uma pura ilusão, um ideal exagerado ou alguma combinação distorcida de ambos.

Aquí está a razão:

No Capitalismo, diz-se que se você tem uma idéia, você pode torna-la um negócio, e se sua idéia for melhor, você vai ultrapassar quem tiver um negócio baseado em algo similar.  Mas esse quase nunca é o caso, porque as grandes empresas podem facilmente comprar pequenas empresas com as melhores idéias. Quem possui WhatsApp e Instagram agora? Facebook! Não porque o Facebook criou essas idéias, mas porque viram que estas duas empresas foram crescendo e esses produtos sob o seu próprio nome e controle seria vantajoso. As grandes empresas muitas vezes reduzem os seus preços e facilmente absorvem perdas de lucro especificamente para ferir sua crescente concorrência (que não podem arcar com tais perdas). Em seguida, aumentam seus preços novamente, uma vez que a concorrência não pode mais competir, fechando suas portas.  Então, se eu sou Google e eu normalmente cobro US $ 10 por 1Tb de armazenamento online, enquanto outros concorrentes cobram o mesmo, eu poderia me dar ao luxo de reduzir o meu preço para US $ 7 para assim manter meus clientes e ao mesmo tempo convencer muitos de seus clientes a migrar para o meu serviço.  Então terei sucesso ‘duas vezes’ machucando minha concorrência (eles perdem os clientes, enquanto eu ganho deles), apesar da minha perda por curto prazo, agora eu fiz o meu negócio mais seguro em termos de lucratividade.

Você sabia que Bill Gates comprou um pequeno sistema operacional de computador de um cara, mexeu um pouco, e depois construiu uma empresa de vários bilhões de dólares fora da curva, fazendo dele o homem mais rico do mundo por um tempo muito longo? (fonte)

Muitas grandes empresas operantes hoje têm pouca ou nenhuma concorrência devido a práticas semelhantes.

Um ‘capitalista’ comprou recentemente os direitos a um medicamento essencial usado para tratar pacientes com malária, toxoplasmose, alguns tipos de câncer e AIDS.  Como seu novo “proprietário”, ele elevou o preço de US$ 13 a US$ 750 por comprimido (fonte). Isso é um enorme aumento tão pouco razoável no preço que só pode ser chamado de “criminoso”. Em outra nota, se este Livre Mercado* deveria existir para satisfazer desejos e necessidades das pessoas, o que acontece com aqueles cujos desejos e necessidades são uma minoria? Porque você acha que há muito pouco investimento em drogas que só ajudam uma minoria de pessoas?

Você não acha que, se você desenvolver um grande canal no Youtube, este se tornaria um canal bem-pago? Ou se você escrever um livro muito importante? Ou se apresentar grandes invenções? Bom, mais do que provável, não irá. Se esse fosse o caso, teríamos carros que se auto-dirigem nas estradas há muito tempo, os trens maglev, telefones verdadeiramente ‘inteligentes’, melhores sistemas de saúde, todos os alimentos seriam nutritivos e assim por diante.

2017-05-27 (3)

Criticismo, corrupção, práticas obscuras e similares, não vão fechar um negócio.

Enquanto isso, muitas pessoas queixam-se de como a Apple usa a ” obsolescência programada ” para forçar as pessoas a comprar prematuramente novos produtos deles, no entanto, as mesmas pessoas ainda continuam a comprar os produtos da Apple. Volkswagen conseguiu dar um golpe terrível por anos em um público desavisado, ainda assim é altamente provável que esta sobreviverá ao resultado do escândalo e as pessoas ainda vão comprar carros feitos pela empresa.  Facebook, como detalhado em um anterior artigo , emprega um conjunto de táticas extremamente injustas em sua red e muitas pessoas que estão cientes ainda usam o Facebook.

2017-05-27 (4)Ou considere os e-mails da Sony que vazaram, eles revelaram como essas grandes empresas estão cheios de …, bem, ‘idiotas’: as pessoas em posições de poder dentro dessas empresas que ‘falam mal’ pelas costas de seus clientes (espalhando fofocas e revelando suas informações pessoais); garantindo enormes lucros para alguns e pouco para os outros; e um fluxo de dinheiro estável para pagar os editores para boas críticas (suborno) para seus filmes; como eles dependem de sequencias de filmes de sucesso e novos filmes que são baseados nos livros mais vendidos, porque eles não querem arriscar dinheiro em qualquer coisa não testada; e muito mais. Você pode ver e pesquisar todos os seus e-mails vazados aqui .

Produtoras de filmes como Sony, Paramount Pictures, 20th Century Fox, Universal Studios, Warner Bros, Columbia Pictures contratam lobistas para empurrar leis que as favoreçam (uma coisa normal para todas as grandes empresas hoje em dia – fonte 1 , 2 ) e para pressionar por duras punições para pessoas que ilegalmente baixam ou assistem seus filmes (ou seja, as leis aplicadas para a maioria das pessoas no mundo com uma conexão com a internet) (fonte). Como um fã de cinema, você não se sente enojado por tudo isso?  Talvez sim, mas você ainda vai assistir a filmes, certo?   Você esperaria que essas grandes produtoras desaparecessem depois de casos notórios de corrupção, e-mails egocêntricos vazados que mostram o quão seriamente inseguras muitas delas são, quanto a subornos, e comportamentos “imorais” desse tipo virem à luz? Não, elas não desaparecerão.

Nestlé, H&M e todas as outras empresas envolvidas no que apresentamos na primeira parte desta série (crianças escravizadas, desperdício, poluição, etc.), Microsoft , FIFA , IBM , Coca-Cola , McDonald , Google , Samsung , os principais fabricantes de automóveis , a Disney , a AT&T , Amazon , e quase todas as outras grandes empresas (e muitos outras pequenas também) pegas envolvidas em corrupção, escândalos e práticas obscuras, continuam a sobreviver e prosperar. Vá em frente e pense em qualquer grande empresa.  Em seguida, execute uma pesquisa na web sobre o seu nome, juntamente com os termos “corrupção”, “escândalo” ou “crítica”, para ver o que aparece.

Então, considere o ideal que afirma: “Dentro de um sistema Capitalista e de Livre* Mercado, as empresas vão se concentrar em agradar seus clientes e não se envolver em comportamentos obscuros que podem afetar negativamente a sua imagem.”, e reconheça que este só é válido ‘no papel ‘, não na realidade.  A realidade é feita possível por falta de outras opções (o monopólio, cartel indústrial, ‘compra’ da proteção legal contra processos judiciais, etc.), as propagandas ‘positivas’ que essas empresas empurram para que as pessoas esqueçam sobre o seu passado ‘mau’, ou apenas porque pessoas não se importam ou não estão motivadas o suficiente para se organizar contra tais práticas.

A abordagem competitiva do capitalismo talvez pareça boa no papel, mas tornou-se desastrosa na prática, apesar do fato de que esta ajudou a trazer avanços significativos em tecnologia, serviços e produtos.  Mas como argumentamos neste artigo , poderíamos ter feito muito mais progresso usando uma abordagem completamente oposta, através da cooperação.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>