O Jogo Monetário e Além – TVP Magazine (Parte 9)

Autor: Tio | Editor: Ray

Tradução e Revisão por membros do Time Linguístico:

Tradução: Rodrigo Fanhoni e Lucas Brilhante;
Revisão: Graciela Kunrath Lima e Luiza Nora

Esse artigo foi traduzido a partir do original em inglês “The Money Game and Beyond”, publicado na TVP Magazine, disponível aqui.  A tradução dos artigos desse ebook serão divulgados aqui no MZBlog numa série de publicações. Esta é a Parte 9.  As partes já publicadas podem ser acessadas abaixo:

A – Movimentação de Coisas e Pessoas: Partes 1 a 7

B – Sistemas de Organização de Sociedades:

Parte 8: Introdução

C – Além do Jogo: Partes a definir

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Sistemas de Organização de Sociedades

Na Terra e na prática

     Na totalidade da existência humana, tem havido tantas idéias a respeito de como melhor organizar sociedades que você pode morrer de exposição ao ler sobre todas elas.  Muitas parecem quase completamente iguais, outras extremamente diferentes e, uma vez postas em prática, a maioria delas parecem ser mais sobre as suas palavras do que significados.  Vamos dividí-las em duas categorias baseadas em seus ‘mecanismos de controle’:

A PRIMEIRA se trata de pessoas que são livres para fazer o que diabos elas queiram, mas que você precisa ‘tipo’ controlar certas partes da sociedade.

A SEGUNDA é de orientar as pessoas sobre o que fazer e, em seguida, deixá-las sozinhas (de uma forma ou de outra).

Cara mais velho: O sistema do Feudalismo  se baseia principalmente na idéia de que a distribuição de bens, serviços e privilégios consiste em alguns possuirem tudo, enquanto o resto trabalha como escravos. Este encontrou-se sendo substituído cerca de 400 anos atrás, com a idéia de que as pessoas devem ser capazes de possuir coisas, bem como os meios de produção ou o direito de vender serviços e fazer negócio fora dele. Eles o chamaram de “Capitalismo”. Devemos começar a partir daí para ver como essas idéias evoluíram no planeta Terra, especialmente o que eles tentaram realizar, onde eles conseguiram e onde eles falharam.

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Enquanto o Capitalismo parecia realmente bom com a abolição da sociedade estagnada dos proprietários e escravos, este não acaba tão bem para as pessoas.  Na verdade, produção explodiu em termos de bens e serviços, com grande variedade de cores, formas, utilitários, produtos sem senso, etc., o que resultou na criação de uma ‘raça’ de pessoas que se sentiram compelidas a qualquer coisa boba que outros fossem capazes de persuadi-los a comprar. Pensava-se que este sistema daria poder ao trabalhador.  No entanto, eles logo perceberam que o poder foi novamente deslocado para alguns (os proprietários), enquanto o resto ou trabalhavam para aquelas poucas pessoas ricas, ou sofriam as consequências de viver com suporte de vida insuficiente. Veja você que o objetivo mais básico do Capitalismo é o LUCRO e isso é tudo.   Não interessa se as pessoas são lideradas por um ditador, um idiota ou um santo, enquanto a sociedade funciona, permitindo as pessoas a competir e buscar lucro em determinadas circunstâncias (dentro das leis).  Este sistema não é muito melhor em dividir as pessoas em classes do que o feudalismo. Mas ele faz outra coisa que é muito, muito importante: ele culpa o trabalhador pelo seu insucesso na vida.  Se você não pode se sustentar, então você é culpado, não o sistema, desviando assim a raiva das pessoas, principalmente para consigo próprias, em vez de outra pessoa, como os Reis no feudalismo.

Quando uma cultura é focada em lucro, a vida das pessoas é colocada em risco. Quando suas necessidades são ignoradas, o ambiente é saqueado e os valores pessoais e vidas são mudadas para sempre.  O sistema de Capitalismo teve muitas regras aplicadas a ele, mas a sua idéia central, de pessoas possuírem e venderem seus próprios serviços dentro de uma sociedade com fins lucrativos, ainda está presente hoje em quase todas as tribos em todo o planeta Terra.2017-02-01 (12)

Tudo isso de fato provocou uma enorme evolução na produção e no comércio, mas como ele é realmente importante, deixe-me sublinhar mais uma vez: não há “liberdade” no capitalismo.  Também não existe liberdade no “Free Market” (“Livre Mercado”), que é um cobertor aplicado ao Capitalismo para enfatizar o conceito de permitir as pessoas a competir livremente.  Ambos trabalham em conjunto com toneladas de normas regulamentares.  Por exemplo, mesmo que eu seja parte da tribo, eu seria incapaz de vender carne de cachorro em muitos lugares porque não é permitido, embora outros tipos de carne sejam permitidas.  Em algumas tribos, só posso vender sob certas circunstâncias ou condições estritas.  Os preços dos produtos similares me obriga a modificar meus próprios preços.  Rotular o meu produto, como posso anunciá-lo ou produzi-lo e distribuí-lo, é tudo menos “livre”. “Free*-Market” deveria ser escrito com um aviso que explica o que eles realmente querem dizer com livre.

Quando eu era mais jovem e vivia na Terra, uma vez eu fiz uma conta de internet para um sistema operacional de transmissão de dados on-line onde eles disseram que a largura de banda disponível era “ilimitada *”.  Eu aproveitei a ‘vantagem’ e consumi cerca de 500GB de largura de banda em 20 dias.  Então minha conta foi trancada, com uma mensagem dizendo “Sinto muito, mas você excedeu o limite de largura de banda.”  Eu pensei “Oh wow! Eu, de alguma forma, ultrapassei a largura de banda ilimitada? 2017-02-01 (15) Isso é como uma nova matemática! “  Eu não tinha idéia que o poderoso “*” tinha o propósito de negar a palavra que a ele estava conectada, fazendo com que seu plano “ilimitado” fosse realmente limitado.  Essa mesma coisa vale também para o conceito de “Free*-Market” (“Livre* Mercado”).

Portanto, mantenha isso em mente: Sempre que você ouvir do lucro sobre a vida humana e sobre o ambiente, essa é uma reflexão do poder do lucro, a essência do Capitalismo e do Livre* Mercado no trabalho.  A idéia central é tão ridícula que “encorajar guerras” pode ser visto como um grande plano de negócios, uma vez que reduz o desemprego e gera lucros para muitas pessoas já ricas.  Um economista muito influente, uma vez brincando propôs que para uma nação para sair da depressão, eles deveriam contratar pessoas para a destruir primeiro, para enão, em seguida, construí-la novamente. Isto criaria empregos e tornaria o mercado ativo :).  Eu espero que agora você esteja entendendo.

Criança: Sim, eu acho que eu entendo. Porém, se não é livre e cria tantos problemas, por que se tornou tão amplamente adotado?

Cara mais velho: Bem, a idéia de “permitir” humanos individuais (em determinadas circunstâncias) a fazer seus próprios negócios tornou-se amplamente adotada por várias razões:

  1. 2017-02-01 (17)Para todos os envolvidos, ele substituiu um sistema não-progressivo e muito coercitivo: o Feudalismo.  Este parecia muito bom quando comparado com o que eles estavam se afastando.
  2. Para os governos, o novo sistema coloca o crédito e culpa em cada indivíduo.  Se alguns não forem bem-sucedidos, não há rei que eles possam derrubar para mudar o sistema.  É como um mal que você não pode reconhecer, mas com certeza você pode sentir os seus efeitos.
  3. O Capitalismo foi vitorioso na criação de uma infinidade de tecnologias, serviços e produtos, transformando a sociedade em um mercado de viciados. Deste modo não foi necessário nenhum plano real para organizá-los, bastaria deixá-los comprar e vender. Foram então inseridas várias regras e regulamentos naquele mercado por qualquer motivo (ganho pessoal, estabilização, etc.).
  4. Isso leva ao quarto ponto: esse é um sistema ‘financeiro’ altamente flexível, que tem pouco a ver com qualquer organização real da sociedade. Só diz que as pessoas podem criar o seu próprio negócio e isso é tudo.  Foi, por isso, prontamente aprovado ao abrigo de tantos tipos diferentes de ‘regimes’, de ditaduras (um membro da tribo que controla toda a população através de seus próprios valores pessoais) a uma mistura muito variada de “democracias”.

Nós vamos voltar a este “Capitalismo” de novo, garoto, mas primeiro deixe-me explicar um pouco sobre o seu sistema ‘inimigo’. Outro tipo de sistema que foi concebido para controlar as pessoas em primeiro lugar, e depois deixá-las soltas, uma vez que irá trabalhar em si próprio para criar uma sociedade igualitária, sem a motivação do lucro.

Criança: Ok. Apenas uma nota lateral – Eu esqueci de mencionar que eu acho o Feudalismo,

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 Totalitarismo, Imperialismo e afins são completamente obsoletos e inaceitáveis.

Cara mais velho: Concordo, mas vamos em frente.Você pode apreciar algumas das alternativas propostas neste período de tempo.

As falhas da abordagem do Capitalismo com fins lucrativos foram mais cuidadosamente reconhecidas cerca de 200 anos atrás, quando um cara pensativo chamado Robert Owen disse algo como: “Espera aí! Nós podemos fazer melhor do que isso.  Temos que respeitar os trabalhadores a todo o custo! “ (Isso não é uma citação real).  Ele também foi co-proprietário de algumas fábricas, onde cerca de 2.000 pessoas foram associadas (alguns trabalhavam e viviam lá suas famílias também).  Muitos dos trabalhadores estavam nos níveis mais baixos da população em geral; roubo, embriaguez e outros vícios eram comuns; educação e saneamento foram negligenciados; e a maioria das famílias morava em um quarto só.

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 Owen tentou melhorar a sua situação através da abertura de bons mercados para os trabalhadores e aprimorando suas condições de trabalho. Foi ele quem primeiro propôs o trabalho de oito horas, comum hoje em dia. Muito menos do que as habituais 12 ou mais horas trabalhadas naquela época. Ele tentou moldar o comportamento social destes grupos através da proibição do uso de álcool em público. Considerando que, ao tratar bem as pessoas e criando um ambiente mais saudável para elas, poderiamos permiti-las florescer e, por sua vez, criar uma sociedade melhor. Ele foi um dos pioneiros no conceito de “assistência à infância”.

 Outra de suas teorias era que as pessoas seriam o resultado de seu ambiente, de modo que não poderiam ser responsabilizados por suas ações, ou, em geral, por seu estilo de vida. Owen também tinha algumas noções estranhas sobre a Natureza Humana e a influência de Deus sobre o comportamento que eram tudo menos científicas.  Claro, as suas idéias sobre o comportamento humano, sendo o resultado do ambiente, não eram completamente originais, como tais idéias datam muito mais para trás. De qualquer forma ele foi um dos primeiros, se não o primeiro, a colocá-las ao teste significativo.

Criança: Como ele as testou? Estou tão curioso!

Cara mais velho: Bem, os novos programas de cuidados que ele desenvolveu eventualmente custaram muito mais do que o que ele pudesse sustentar. Owen foi então forçado a vender sua parte do negócio, mas manteve seu ponto de vista de como devemos organizar a sociedade.  Sua contribuição para aquele estabelecimento foi um modelo naquela época e manteve-se um sucesso mesmo depois que este foi vendido.  Owen foi mais longe e depois de vender sua parte no negócio, ele agora tinha algum dinheiro e estava prestes a experimentar em um novo grupo de idéias.  Ele propôs que as comunidades de cerca de 1.200 pessoas deveriam ser assentadas em terras de 1.000 a 1.500 acres (4 a 6 km2), todos vivendo em um grande edifício quadrado, com uma cozinha pública e refeitórios.  Cada família deveria ter o seu próprio apartamento privado e a responsabilidade de todo o cuidado de seus filhos até os três anos de idade, após o qual eles deveriam ser cuidados pela comunidade.  Os pais teriam acesso a seus filhos durante as refeições e em todos os outros momentos adequados.  Estas comunidades poderiam ser estabelecidas por indivíduos, paróquias, por condados ou pelo Estado e em todos os casos, deveria haver uma supervisão eficaz por pessoas devidamente qualificadas.  Trabalho, bem como o gozo dos seus resultados, deveriam ser vividos em comunidade.  Ele imaginou essas comunidades com base em sua experiência com os moinhos e com os trabalhadores.

Criança: Então ele não queria as crianças crescendo ao lado de seus pais? Eu não acho que gosto dessa idéia! Eu amo meus pais!

Cara mais velho: Bem, isso é algo que os outros também sentiram e é um bom ponto, como você verá mais tarde. Em 1825 ele construiu dois desses projetos, sendo que ambos falharam.  Nas palavras de seu filho, a causa foi a escolha dos ocupantes: “uma coleção heterogênea de radicais, devotos entusiastas ao princípio, extremistas e teóricos preguiçosos, com uma pitada de trapaceiros sem princípios.”  O povo não tinha qualquer controle e ninguém possuía qualquer coisa. Muitos de fato levaram um espírito científico de estudar a natureza e lançaram alguns livros baseados na ciência, alguns focados em educar crianças e assim por diante.  Mas não deu certo porque não havia nenhuma ciência em sua abordagem; apenas, em sua maioria, suas opiniões pessoais a respeito de como organizar tal comunidade. Josiah Warren, um dos participantes deste projeto, também disse que haviam muitas pessoas com idéias diferentes dentro de um mundo em miniatura. Esse mesmo cara mais tarde ‘inventou’ o ‘Anarquismo’.  Bem, pelo menos ele promoveu e reforçou a noção, como o conceito de “Anarquia” é outra noção mais antiga, uma que basicamente se opõe a uma sociedade ‘gerida pelo estado ‘, ou seja, tribos com líderes.  Anarquia quer que todas as pessoas da tribo sejam “livres” e não coagidas ou controladas de qualquer forma.

Criança: O que isso significa?

Cara mais velho: Bem, ninguém sabe realmente …

No entanto, as idéias de Owen foram cunhadas como “Socialismo”, um sistema sem nenhum direito de propriedade, mas sim do cuidado para com nossos companheiros. Novamente, essas não eram realmente idéias novas, como muitas religiões e tribos antigas tinham idéias semelhantes de fazer uma sociedade igualitária para todos os seres humanos, mas ele foi o único a testá-las na época. Embora na maior parte como um teste pessoal e não-científico, em uma pequena escala e por um breve período de tempo, seu trabalho inspirou outros significativamente de uma forma ou de outra.  Você quer ouvir sobre eles?

Criança: Mas é claro! Estou curioso para saber se eles conseguiram construir um mundo que conseguiria cuidar de todos, embora eu ainda não esteja muito feliz sobre suas idéias de família.

Cara mais velho: Ok, eu vou contar sobre essas pessoas e, mais tarde, você vai ver por que as suas preocupações sobre algumas de suas idéias são tão importantes.

Engels foi uma das pessoas, de alguma forma, influenciadas por Owen. Este foi um cara que realmente gostava de ler e escrever e também estava preocupado com as condições de trabalho na sua tribo. Ele publicou muito sobre essa situação e, mais tarde, fez amizade com um cara chamado Marx, outro “rebelde” do século 19 que ele conheceu na Inglaterra. Juntos, eles pegaram a idéia de “Socialismo” e a tornaram mais sólida. O foco foi, principalmente, apontar em detalhes as falhas inatas do Capitalismo e assim se tornaram conhecidos mundialmente por sua crítica.

Marx detalhou mais sobre a necessidade de um outro tipo de organização social completamente diferente do Capitalismo. Ele percebeu que só seria possível criar uma sociedade estável através de abundância (a escassez deveria ser eliminada, caso contrário, tal sociedade não funcionaria), e que as máquinas deveriam substituir o trabalho do homem de modo que os seres humanos pudessem gastar seu tempo fazendo aquilo que amassem  fazer. 2017-02-03 Marx pensava que Owen era ingênuo por tentar construir uma sociedade baseada em nenhuma propriedade ou nenhum líder. Em sua opinião, tal sociedade só poderia ser alcançada, não intencionalmente forçada. Essa poderia partir do Capitalismo, que ele via como um sistema muito produtivo, porém extremamente injusto.  Então, uma vez que os seres humanos alcançassem um elevado nível de produção através desta exploração de pessoas e do meio ambiente, os trabalhadores deveriam se revoltar pelos seus direitos. Tal revolução seria a única coisa que poderia trazer avanços para a sociedade.  Marx pensava que depois da revolução, as pessoas iriam se auto-organizar, onde todos os meios de produção, distribuição e tudo o que as pessoas mais quisessem seria o resultado de como eles a organizariam e vice-versa.  Marx e Engels chamaram esta revolução do Socialismo por meio do Capitalismo de “Comunismo”. Esta é basicamente uma idéia mais radical do Socialismo com base na necessidade de uma revolução.  A principal idéia por trás do Comunismo foi essa revolução, o fato de que os trabalhadores acabariam por se revoltar contra aqueles no poder, afirmando que isto acontecerá como uma parte natural da história, e que vai certamente acontecer porque o Capitalismo não é um sistema sustentável.

Criança: Muito interessante mesmo e parece bastante justo! Mas depois que eles se revoltarem, o que eles criariam?  Eu ainda não consigo entender como eles se “auto-organizariam”.  Por acaso eu perdi algum detalhe?

Cara mais velho: Bem, eles realmente não elaboraram muito sobre essa parte. Eles apenas disseram que as pessoas podem se auto-organizar de alguma forma, que as máquinas vão fazer a maior parte do trabalho, enquanto as pessoas vão ter o tempo livre para gastar como quiserem.  Para citá-los,

“Na sociedade Comunista, onde ninguém tem uma esfera exclusiva de atividade, cada um pode tornar-se realizado em qualquer ramo que desejar. A sociedade regula a produção geral e, portanto, torna possível para eu fazer uma coisa hoje e outra amanhã, caçar de manhã, pescar à tarde, criar gado à noite, criticar depois do jantar, assim como eu possuo uma mente, sem nunca me tornar caçador, pescador, pastor ou crítico. “

Criança: Oh, eu amo essa citação!

Cara mais velho: Eles imaginaram um mundo de abundância; de nenhuma nação, nenhum líder e nenhuma religião. Em princípio seria necessário que as crianças fossem muito bem-educadas e as necessidades de todas as pessoas fossem satisfeitas antes do “Comunismo” entrar em vigor.  Algo como: trabalhadores se revoltam – eles tomam o poder e cuidam dos seus colegas de trabalho – eles providenciariam alguma forma de fornecer as necessidades básicas para todos os cidadãos (através de impostos, eliminação da propriedade privada, oferecendo emprego e etc.) – e eles forneceriam gratuitamente educação para todas as crianças.  Foi projetado que tudo isso causaria a abolição da concorrência e traçaria um caminho rumo a uma verdadeira sociedade “Comunista”.

  Eles planejaram concentrar o poder no Estado como a primeira transição, demolindo todos os edifícios ‘jóias’ e criando os meios para que as pessoas pudessem trabalhar; abolir todos os bancos e deixar a tribo controlar o dinheiro. Além disso, deixar a tribo controlar as principais utilidades, tais como transporte, meios de produção, etc. (fonte). Foi também projetado que, para tal sociedade emergir, a “revolução” deveria acontecer em muitas tribos de uma só vez, e não apenas em uma delas, porque as tribos são dependentes umas das outras em termos de comércio.  Eles até mesmo chamaram isso de ‘Socialismo-científico“, como eles disseram que você precisa aplicar o método científico, a fim de organizar qualquer sociedade: você tem que olhar para trás e aprender com a história, e depois experimentar e testar suas idéias.

Criança: Tudo soa muito bem para mim, eu me pergunto ainda mais se eles foram bem-sucedidos.

Cara mais velho: Deixe-me enfatizar isso, porém: eles concluíram que tal sociedade não poderia ser planejada em existência, mas, ao invés disso, emergir da evolução econômica. Um exemplo disso foi o advento da agricultura, o que permitiu comunidades humanas a produzir um excedente de alimentos; esta mudança no desenvolvimento material e econômico levou a muitas mudanças nas relações sociais e tornou a forma tradicional de organização social obsoleta. Isso aconteceu pois esta foi baseada em subsistência e tinha se tornado um obstáculo grave para o progresso.  Em outras palavras, as mudanças nas condições econômicas exigiram uma mudança na organização social.  Difícil de entender?

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Criança: Você quer dizer que na idéia deles novas tecnologias alteram a forma como a sociedade está estruturada?

Cara mais velho: Exatamente!

Esta idéia foi promovida por outros naquele tempo, influenciada pela teoria de ‘Evolução das Espécies’ de Darwin, quando perceberam que tais mudanças na tecnologia, consequentemente, alteram a forma como uma sociedade começa a ser organizada, da mesma maneira que as mudanças nas forças ambientais incentivam espécies de transmutar e ‘evoluir’.

Criança: Aha!Entendi!

Cara mais velho: Uma interpretação diferente do trabalho de Owen se formou na tribo dos Estados Unidos, onde alguns dos trabalhadores pensavam que a implementação de “alguns” aspectos do socialismo seriam benéficos dentro de um sistema capitalista. Através da união dos trabalhadores, em forma de greves, eles forçavam os responsáveis ​​a mudar leis em nome desses grupos (melhores condições de trabalho, melhores salários, etc.). Então ao invés de derrubar o sistema atual eles o alteraram ao longo do tempo conforme a necessidade aparecia. Isso funcionou até certo ponto e foi menos violento e menos “radical”.  Nós ainda estamos vendo esta abordagem na Terra ainda hoje, quando tribos adotam um sistema de cuidados de saúde ou outros serviços sociais para cuidar de seus membros, juntamente com o capitalismo com fins lucrativos.

As idéias de Marx não pasaram despercebidas.  No final do século XIX, um cara chamado Lenin convencido de que Marx estava certo e que sua abordagem radical era a solução, ao invés de tentar fundir algumas das idéias de Marx com uma abordagem “capitalista”. Lenin porém, discordou com a parte de que no comunismo os trabalhadores  deveriam se revoltar (como Marx e Engels disseram). Assim, junto com um gupo de pessoas, foi decidido que eles deveriam se revoltar e trazer a mudança. Ele conseguiu ser eleito como o líder da tribo da Rússia, ou URSS , como era chamada na época, mas ele também trouxe a sua própria coleção de valores com ele. Alguns milhões de pessoas, que se opunham ao tipo de sistema que ele estava tentando estabelecer, foram mortas. As condições de trabalho para a maioria das pessoas eram terríveis, com muito pouca comida, e o resultado global foi uma ditadura.

Criança: Nossa cara, isso não soa nada como o Comunismo, certo?

Cara mais velho: Exatamente e de novo! Se Marx estivesse vivo naquela época, ele teria ficado chocado e enojado, mesmo antes de seu início, porque ele acreditava firmemente que a transição precisa começar a partir de uma tribo capitalista muito desenvolvida, a fim de alcançar este tipo de sociedade. A URSS era tudo menos desesnvolvida naquele momento.

As  intenções de Lenin pareciam ser “honestas”. A luta em busca de ajudar os pobres e se livrar de “Capitalismo” (a sede incessante de lucros e poder à custa das pessoas e do meio-ambiente), como você pode ver na declaração oficial do que ele fez:

“Queremos alcançar uma nova e melhor ordem social: nesta nova e melhor sociedade não deve haver pobres ou ricos; todos terão que trabalhar.  Não somente um punhado de pessoas ricas, mas todas as pessoas que trabalham devem gozar dos frutos de seu trabalho comum.  Máquinas e outras melhorias devem servir para facilitar o trabalho de todos e não para permitir que poucos possam enriquecer à custa de milhões e dezenas de milhões de pessoas. “

Também foram palavras de Lenin:

“Camaradas!  Os kulaks (pessoas ricas) que surgiram em seus cinco distritos devem ser esmagados sem piedade … Você deve fazer exemplo dessas pessoas.  (1) Enforque (quero dizer, enforque publicamente, de modo que as pessoas possam vê-los) pelo menos 100 kulaks, bastardos ricos e conhecidos sanguessugas.  (2) Publique seus nomes.  (3) Confisque todos os seus grãos.  (4) Escolha os reféns conforme minhas instruções no telegrama de ontem.  Façam tudo isso de modo que por quilômetros ao redor as pessoas possam ver tudo, compreender, tremer, e dizer que estamos matando os kulaks sanguinários e que vamos continuar a fazê-lo…

Seu, Lenin.

 P.S.  Encontrar pessoas mais duras.”

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Criança: Mas isso é como dizer que você quer ajudar a fazer uma sociedade melhor e mais justa, enquanto está matando aqueles que se opõem ao seu plano, e de maneiras tão brutal? Como isso pode ser justo? Como é que isso pode levar a uma comunidade pacífica?

Cara mais velho: O que Lenin aparentemente queria era eliminar os ricos e as classes sociais, prover aos trabalhadores os meios seguros e oportunidades de trabalho, eliminar a concorrência entre as pessoas e indústrias, fazendo todos os sistemas de produção e distribuição propriedade da tribo. A URSS foi um fracasso enorme, uma combinação de idéias primitivas (não-científicas) forçadas em cima de uma massa de pessoas, que utilizavam uma tecnologia não tão avançada e acabaram como uma ditadura global e algo completamente oposto a uma sociedade progressista.

Você pode ficar surpreso, mas outras tribos também ficaram intrigadas com as idéias apresentadas por Owen e, em seguida, Marx e Engels. Muitos deles a adotaram mesmo apesar do fracasso da URSS.  Como você provavelmente já deve ter percebido, os ideais não se traduzem na prática, mas são interpretados de várias maneiras por diferentes pessoas.

   Por exemplo, o mesmo modelo surgiu na tribo China, onde primeiramente a tribo controlava os meios de produção e distribuição para o aperfeiçoamento de pessoas.  Mas desde que esta tribo também foi regida por líderes, emergiu-se dentro dos valores do chefe tribal e eles acabaram como um outro tipo de ditadura.

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Nesta as pessoas eram autorizadas a serem ensinadas, o que vestir, o que comer e até mesmo o que eles poderiam falar era estritamente controlado.  Essa tribo tornou-se uma enorme massa de pessoas que foram forçadas a trabalhar para esta e respeitar as suas regras, ou então enfrentar graves consequências.  Mais uma vez, as decisões tomadas não foram nada como o que Marx tinha previsto (pelo povo).  Em vez disso, essas decisões foram tomadas por poucos no poder e foram muito mal concebidas. Eles chegaram ao ponto onde os chefes pediram às pessoas para criar fábricas de aço em seus quintais para ajudar a acelerar a produção de aço, o que resultou em uma enorme quantidade de aço mal feito que não poderia ser utilizado, desperdiçando assim uma enorme quantidade de recursos e energia.  Em outro momento, uma enorme quantidade de plantações de arroz foram situadas muito próximas entre si, resultando na perda dos grãos, que foram incapazes de crescer adequadamente, produzindo a fome

Mas o modelo ainda continuou e cerca de 60% da população do mundo naquela época (meados do seculo 20) se denominavam “comunistas” ou “socialistas”, embora os sistemas que eles estavessem experimentando tinha pouco ou nada a ver com as idéias originais do Socialismo e, mais tarde, o Comunismo.

Criança: Certo, você pode afirmar isso.

Cara mais velho: Em meados do século 20, estes ideais foram mesclados com tantas outras idéias que o “Socialismo” era agora um partido político que você poderia eleger. Como exemplo, na tribo da Tanzânia, alguém com boas intenções foi eleito para trazer o “Socialismo”, o sistema para as pessoas. Ele era um professor e tentou levar assistência social e educação para a tribo.  No começo tudo corria bem, como as pessoas obtiveram alguns cuidados de saúde, educação e comida.  Contudo, ele começou com uma tribo muito pobre e as pessoas tinham que trabalhar para trazer esses serviços para todos, transformando essa experiência em um completo fracasso; Eles nunca foram capazes de trazer a abundância que Marx tinha imaginado.  Com rapidez suficiente, a tribo Tanzânia encontrou-se presa em outro incêndio: a globalização (dívidas com as outras tribos, importações e exportações, etc.).  Influenciados por forças e valores externos, o professor foi transformado em um ditador, controlando muitos aspectos da tribo: mídia, acordos de produção com outros países, proclamando seu próprio partido como o único que podia existir na Tanzânia (não havia outras opções para eleger e nem mesmo outros partidos) , forçando as pessoas a sairem de suas aldeias para outros lugares, e assim por diante.  Assim essa experiência na tribo da Tanzânia tornou-se mais um fracasso.

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Criança: Eu nunca teria imaginado que essas boas idéias como cuidar de nossos companheiros seres humanos através da criação de uma sociedade igualitária sem classes e lucros poderiam ser transformados em tais cenários horripilantes. Mas como eu entendo agora, isso aconteceu porque eles não estavam preparados: eles começaram com noções primitivas e não-científicas para a organização de seu povo.  Quantas pessoas morreram por causa disso?

Cara mais velho: Centenas de milhões e muitos mais acabaram vivendo uma vida triste e breve.

Mas há uma abordagem positiva que foi levada para a idéia comunista.   Não muito tempo depois de Marx e Engels tinham morrido, um tipo diferente de tentativa para tal sociedade emergiu.  Numerosos Kibbutz formados por pequenos grupos produtivos de pessoas que organizaram-se na Palestina (Israel hoje) com base em ideologias de Marx. Eles não tinham nenhum conceito de empregado ou empregador, sem propriedade, sem líderes individuais e pouco uso para o dinheiro.   Eles cultivaram para se alimentar, tinham o cuidado coletivo das crianças e até mesmo compartilhavam suas roupas.

2017-02-05

Eles também tentaram construir um caminho para modelar o comportamento humano na sociedade.  Por exemplo, eles criavam as crianças ao lado de outras crianças e não de seus pais, para que as crianças pudessem crescem e se tornar mais independentes. Os pais podiam gastar por volta de 3 a 4 horas por dia com as crianças, o que é mais do que o que acontece na maioria das tribos no planeta Terra hoje.  Pequenas coisas como o uso de bancos em vez de cadeiras individuais para o lugar comum, onde eles se reúnem (para comer, dançar, etc.) ajudou a fazer as pessoas se socializarem mais.  As cozinhas eram comunitárias (e não em cada casa) para os mesmos fins.  Alguns deles não permitiam a televisão, para que seus membros não fossem influenciados pelo mundo baseado no consumo externo.  O trabalho era em maioria uma obrigação embora.  Eles também tentaram proporcionar igualdade de oportunidades para as mulheres, de modo que homens e mulheres teriam status mais igualitarios na sua comunidade.

Criança: Eu vejo a regra sobre como criar seus filhos novamente :). Não me interpretem mal, não é essa regra que me incomoda, mas o fato de que eles teriam quaisquer regras a respeito de como você pode cuidar da sua família. Eu acho que estou entendendo melhor agora, eles queriam construir um outro tipo de ser humano através da infra-estrutura, um tipo diferente de comportamento.  Mas será que as pessoas aceitaram estas regras?

Cara mais velho: Bem, essas comunidades ainda existem na Terra, com cerca de 270 grupos consistindo de mais de 100.000 membros em 2010, tendo em torno de 9% de toda a população do que é hoje conhecido como Israel. Eles produzem mais do que eles precisam, mas ainda são dependentes do mundo externo por terra, algum financiamento e outros “relacionamentos”.  Eles se misturam um pouco com o resto do mundo. Assim, enquanto muitas dessas comunidades ainda contam com os princípios da comunidade e trabalho voluntário, muitos têm membros com empregos externos e algumas comunidades pagam seus membros ou pessoas de fora do grupo (não-membros) para ajudar com o trabalho.  Embora as grandes decisões sobre o futuro do kibbutz são tomadas por consenso ou por votação, as decisões do dia-a-dia sobre onde as pessoas vão trabalhar são muitas vezes feitas por líderes eleitos.  Todas essas mudanças criaram alguns valores/status questões/distorções que alguns de seus membros não gostaram. Entretanto, no geral, a taxa de criminalidade é significativamente menor do que a média nacional e um número surpreendentemente grande de kibbutzniks tornaram-se professores, advogados, médicos e líderes políticos.

Muitos sentiram como você sobre algumas das regras impostas. Um bom número de membros começou a rejeitar idéias básicas, como nenhuma televisão ser permitida, nenhuma propriedade ser permitida, ou o fato de que você tem que criar seus filhos em casas separadas para crianças, e que levou a uma certa diluição de seus ideais iniciais.  Alguns disseram que não estavam motivados para trabalhar melhor, porque eles tiveram acesso às mesmas coisas que alguns que não trabalham muito, enquanto outros disseram que eles desenvolveram um senso de ‘comunhão’ e cuidado com outros.

Criança: Ah, Entendi!.Então, no final, parece que não é uma boa idéia ditar para as pessoas a respeito de como devem viver suas vidas ou a forma como criar seus filhos.  Embora estame  parece ter sido uma ótima tentativa.  Por acaso isso mudou muito as sociedades do planeta Terra, quer dizer, em vista das pessoas?

Cara mais velho: Pessoalmente, eu diria que não fez diferença alguma. Eles são tão poucas pessoas envolvidas em comparação com o resto do mundo.  Além disso, muitos dos seus valores fundamentais, que deveriam ter refletido no comunismo, foram misturados com outros valores do mundo capitalista.

Você entende agora por que a alternativa para o mundo capitalista não funcionou?

Criança: Deixe-me tentar.

Tanto quanto eu posso dizer, os ideais de “Socialismo” e “Comunismo” nunca foram verdadeiramente postos em prática, pelo menos, o Comunismo não foi.

Cara mais velho: Sim, e como resultado, ele cria uma enorme confusão quando as pessoas falam sobre o Comunismo no planeta Terra, especialmente quando eles associam-lo com Lenin, China, ou outras tribos que não seguiram os ideais originais. Pergunte a qualquer terráqueo se eles sabem de qualquer tribo avançada de milhões de membros governados por ninguém e desprovida de classes sociais e dinheiro, tudo baseado na ciência? Na verdade, de acordo com os ideais do comunismo, o mundo inteiro deveria ser assim como um mundo verdadeiramente unificado.  Então, eles nunca fizeram isso em primeiro lugar.  Por que você acha que isso nunca aconteceu?

Criança: Pelo que entendi, aqueles que vieram com essas idéias tinham muito pouco a dizer sobre elas. Eles simplesmente apresentaram alguns conceitos básicos que poderiam ser interpretados de várias maneiras diferentes.  Você não está resumindo demais as idéias deles para mim aqui?

Cara mais velho: Na verdade não. Eu disse exatamente o que eles disseram. A principal idéia deles foi criticar o Capitalismo.

Criança: Sim … porque o que nesse mundo pode significar ser igual? Nenhuma classe social? O que você quer dizer com abundância?  Como você pode chegar a criação dessa abundância?  Quanto mais eu penso sobre isso, mais eu percebo que há muitas perguntas não respondidas, mesmo nesses ideais. Como você pode criar um novo mundo, quando você não sabe muito sobre como realmente fazer isso!?

Cara mais velho: Você é um menino muito esperto, garoto!2017-02-03 (9)

E aqueles que tentaram colocar essas idéias em prática em grandes escalas fizeram qualquer coisa, menos ciência.  Eles tentaram impor um sistema tão simples descrito para as massas de pessoas que vivem sob avanços tecnológicos pobres e um primitivismo de seus próprios julgamentos pessoais.  Eu quero dizer que eu aprecio seus esforços para tentar criar um tipo diferente de mundo, mas quando penso nas muitas mortes e escravizados … Eu simplesmente não poderia fazer isso.

Criança: Sim! Matar aqueles que se opõem a você?  Você não tem qualquer compreensão científica sobre a forma de reduzir as diferenças entre as pessoas ou nações?  O que dizer sobre a construção de uma sociedade onde você pode reduzir ou eliminar o crime?

Mesmo aquelas comunidades Kibbutz que estavam mais perto das ideias básicas do comunismo também foram injetando seus próprios valores sobre como eles devem organizar-se, certo!?  Eles também foram “infectados” pelo mundo capitalista.  Eu me pergunto se alguma vez existiu algum plano de como pode organizar enormes quantidades de pessoas, não apenas algumas centenas ou milhares por grupo.  Se entendi bem, muitas outras questões e complexidades surgem quando há um grande número de pessoas que estão em jogo.

Cara mais velho: Sim! E as comunidades Kibbutz também não eram tecnologicamente avançadas. Não havia nenhuma abundância, eles cresceram dependentes de sua tribo hospedeira (Palestina / Israel) por terra e recursos e assim por diante.  Há muitas mini-sociedades auto-sustentáveis ​​semelhantes hoje, mas estamos preocupados sobre como podemos organizar uma sociedade altamente tecnológica em escala planetária, certo?

Criança: Exatamente! Mas qual sistema devemos optar para nos organizar aqui em Marte?  Estou tão confuso agora.

Nós voltaremos com a história de Marte em breve (não vamos parar até conseguirmos ajudar os marcianos organizar-se).  Mas, primeiro, temos que observar um pouco mais sobre como as coisas estão indo hoje, aqui na Terra (parte 10).

Para obter informações mais detalhadas sobre a história do Socialismo e do Comunismo, assista esta série de documentáriosPreste atenção especial para a observação da “natureza humana” no final da série, como ela é apenas opinativa.

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4 Responses

  1. PSR disse:

    Há de se alertar a audiência sobre a desonestidade intelectual contida neste texto.

    Informe-se por fontes competentes e estudiosas do assunto.

    Segue algumas sugestões de fontes:

    https://www.youtube.com/watch?v=2WndNoqRiq8&t=2s – Introdução ao método de Marx com José Paulo Netto

    https://www.youtube.com/watch?v=XKxO1Px4F5s – Curso Crises do Capitalismo com Sérgio Lessa.

    https://www.youtube.com/watch?v=CWoKmKP-cwg – A Política em Marx com Clovis de Barros Filho.

  2. PSR disse:

    Outras fontes:

    https://pcb.org.br/portal/docs/esquerdismo.pdf – Esquerdismo: a doença infantil do comunismo, Lênin.

    https://www.marxists.org/portugues/tematica/livros/manual/index.htm – Manual de Economia Política, Academia de Ciências da URSS – Instituto de Economia.

    http://www.hist-socialismo.com/docs/UmOutroOlharStaline.pdf – Um Outro Olhar Sobre Stalin de Ludo Marteens.

    http://www.departments.bucknell.edu/russian/const/1936toc.html – Constituição Soviética de 1936.

  3. PSR disse:

    Mais algumas:

    https://pcb.org.br/portal/docs/oestadoearevolucao.pdf – O Estado e a Revolução, Lênin.

    https://pcb.org.br/portal/docs/quefazer.pdf – Que Fazer, Lênin.

    https://www.marxists.org/portugues/stalin/1924/leninismo/index.htm – Sobre os Fundamentos do Leninismo, Stalin.

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