O Novo Blog do MZ

MZ_BLOG

Uma das maiores dificuldades que o Movimento Zeitgeist Brasil sempre teve foi a tarefa de transmitir as informações de forma mais direta, sem depender de nenhum pronunciamento de nível internacional.

Essa falta de comunicação com os membros do MZ nacional se deu, principalmente, por dois motivos:

  • Não possuíamos as ferramentas e a organização necessárias para fazer isso. Por mais que seja relativamente simples criar um canal no Youtube, páginas ou grupos no Facebook, ou até mesmo um site, não é fácil organizar todo esse material, traduzir todo o conteúdo e manter isso frequentemente atualizado.
  • Nunca antes conseguimos formar uma equipe de colaboradores que fosse tão comprometida e unida quanto agora. Independentemente do grupo que você participa, sempre existe pelo menos um pouco de conflito entre os membros desse grupo. Agora, junte isto ao fato de que a maioria desses membros nunca nem mesmo se viu pessoalmente e que precisa debater assuntos às vezes muito sensíveis. Isto sem contar que, frequentemente, precisamos discutir questões de caráter técnico (gerenciamento do site e outras ferramentas) e alguém precisa tomar conta disto.

Não foi de uma hora para outra que chegamos até aqui e aprendemos a trabalhar do jeito que fazemos hoje. A internet é, muitas vezes, um caos, um lugar onde ninguém se entende, por isto, é preciso valorizar as pessoas com as quais você pode discutir amistosamente.

Estamos numa fase bastante produtiva neste momento e essa ferramenta de comunicação só está saindo agora pois não queríamos correr o risco de chamar a atenção das pessoas para algo que não fosse de fato interessante.

Com este blog, ganhamos um espaço fixo para disponibilizar conteúdos de forma dinâmica, sem ficar dependente de uma rede social para fazer isso.

A intenção, aqui, é tornar este blog um centro de referência em português para os assuntos geralmente abordados pelo MZ. A partir de agora, teremos artigos sobre assuntos do contexto nacional que serão discutidos dentro da ótica do Movimento. Por fim, teremos, ainda, um espaço para traduzir artigos de interesse desse grupo.

O lançamento deste blog é uma grande vitória para as pessoas que há tanto tempo estão envolvidas nisto, e muito em breve iremos abrir espaço para que mais pessoas participem da edição desta ferramenta também.

Mais do que promover o nome “Movimento Zeitgeist” – que é, de fato, apenas um nome – nosso objetivo principal é promover uma nova linha de pensamento, assim como os valores e ideias que são constantemente discutidos globalmente por esta organização.

Quer saber mais sobre essa nova essa linha de pensamento? Então, fique de olho nos próximos artigos.

You may also like...

10 Responses

  1. Angelo Batista dos Santos Neto disse:

    Legal pois assim saberemos + sobre as atividades do MZ Brasil.

  2. Maria Tereza disse:

    Também estou ansiosa para discutir as atividades do MZ Brasil !!!

  3. maria ignez de brito cintra disse:

    Gostaria de saber se neste ano vai ter algum encontro no Basil ou na Europa? Favor mr mantes informada de todas as atividades do movimento.

  4. Sandro Boneberg Zeitgeist disse:

    F a n t á s t i c o !!
    P a r a b é n s !!

  5. Gustavo SIlveira disse:

    Que este espaço seja um terreno fértil, onde as ideias semeadas possam gerar novos caminhos e soluções para as várias questões sociais.

    Obrigado à equipe responsável pelo blog, pela dedicação e comprometimento, e parabéns pela iniciativa!

  6. Graciela Kunrath Lima disse:

    Agradecemos a todos pelo apoio e entusiasmo!

    Esperamos que vocês possam colaborar na construção deste espaço também, seja com discussões e comentários, seja com sugestões de artigos.

    Abraços!

    Equipe do Blog MZBR

  7. Renan Codeco disse:

    Os recursos desta página eletrônica são apenas a paisagem de que desfrutaremos ao perfazer o circuito da maratona intelectual, que é o que realmente importa. Vale dizer que a discussão será uma colaboração entre peers, que querem encontrar erros epistemológicos e corrigí-los, de forma a sairmos daqui plenos “street epistemologists” (como diz Peter Boghossian), aptos a ajudar aos outros civis a desfazerem muitos de seus credos viciados (aqueles que sejam socialmente contraproducentes) e aptos a trabalhar na pacífica Transição Econômico-cultural.
    Estou ansioso para acessar o ambiente de edição, sob as condições dos autores, deste blog. Precisamos muito de robustez e constância para nos tornarmos Referência justificadamente, não apenas pela carência de outras fontes em português. O ideal é termos uma atividade profunda e diária aqui, como se fôssemos uma família redescobrindo o ato de almoçar reunida à mesa, em vez de dispersa à TV (análogo à rede social, dizendo). Acompanhando a conjuntura do capítulo nacional por três anos, eu percebi que os ativistas envolvidos são regularmente imparciais e racionais, tanto que acho que ninguém será banido ou processado aqui.
    Não sou tão assertivo para falar no Team Speak em reuniões nacionais, mas aqui eu me adaptaria muito bem, acho. Acho mesmo que devemos advogar as premissas do Movimento através da lógica, que está a nosso favor… Principalmente depois da palestra sobre Cálculo Econômico de novembro de 2013 do Peter Joseph na Alemanha (precisa de tradução urgente). Ainda não fui tão debelado advogando o MZ quanto fui advogando certas outras coisas, mas não sei se isso não me incomoda. O site brasileiro do instituto von Mises ainda (que eu saiba) não falou nada sobre o Zeitgeist Movement, por exemplo. Meus votos são que consigamos, como mero incentivo de início, estremecer as crenças econômicas/culturais das pessoas, não mais termos sua vista desinteressada.
    Respeitosamente, um abraço a todos.

  8. Olá a todos, estarei divulgando e utilizando os recursos da minha comunidade em compartilhar as propostas do movimento,
    Podemos e teremos um mundo melhor, basta querer, desejar e acreditar.
    Um abraços a todos

    MageSOAD

    • Graciela Kunrath Lima disse:

      Oi Régis!

      Ficamos felizes com a sua colaboração!

      Se trabalharmos assim, juntos, será mais fácil contribuirmos para que o mundo seja realmente melhor!

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>