Os 5 anos do Movimento Zeitgeist

Esse é o primeiro de uma série de artigos que procuram explicar o Movimento Zeitgeist, sua origem, atividades, valores e o futuro desta organização. Eles são necessários neste momento, pois, muitas pessoas não entendem exatamente o que esse movimento tenta promover. É por isso que a partir de agora iremos esclarecer alguns pontos muito importantes referentes às atividades desse grupo.

O início de tudo

Em meados de 2008, quando Peter Joseph estava terminando a edição de seu segundo filme, Zeitgeist Addendum, ele teve de tomar uma decisão difícil, que poderia mudar completamente o rumo de sua vida. Não era sua intenção terminar a série de filmes apenas apresentando alguns problemas do sistema atual e algumas possíveis soluções, como a maioria dos diretores de documentários fazem. Foi depois de pensar muito que ele acabou adicionando a seguinte frase ao final do filme:

“Junte-se ao Movimento. Acesse zeitgeistmovement.com e ajude-nos a criar o maior movimento de massa por mudança social que o mundo já viu”.

Nascia, então, o Movimento Zeitgeist, que apenas realmente começou a realizar suas primeiras atividades em 2009. O primeiro fórum internacional foi criado e, a partir disso, as primeiras discussões em torno do Movimento se iniciaram.

Ok… Sabemos que temos todos esses problemas… Mas, o que fazer? Como nos organizar? Como iremos promover esta mudança que queremos no mundo?

Claro que todas essas eram questões muito difíceis de se responder, e muito “ruído” foi gerado nestes primeiros momentos. Estava claro que as pessoas não sabiam exatamente o que esperar dessa organização que, acima de tudo, era ainda uma espécie de “experimento social”, pois ninguém poderia prever no que isso iria resultar.

Os membros mais ativos desse grupo sentiram a necessidade de criar uma forma eficiente de se orientar em suas atividades. Daí, surgiu a ideia do primeiro Guia de Orientação do Movimento Zeitgeist. Esse guia era um manual que abordava os principais assuntos discutidos no Movimento. E, uma vez que o Movimento era considerado “o braço ativista do Projeto Venus”, esse guia fazia muitas referências ao trabalho de Jacque Fresco.

Cabe mencionar que em 2009 já acontecia o primeiro ZDay, evento do Movimento Zeitgeist realizado em várias cidades do mundo.

Em relação ao capítulo brasileiro, a partir de uma iniciativa de alguns membros, que antes apenas discutiam em uma lista de e-mails, o site do MZ Brasil foi oficialmente lançado (em março de 2010), dando início, assim, às atividades no país.

Em janeiro de 2011 é lançado o terceiro filme de Peter Joseph e o último da série, Zeitgeist: Moving Forward. Esse é o mais extenso e denso de toda a série, também é o que apresenta o maior número de entrevistas. A realização desse filme contou com a ajuda de muitas pessoas que ajudaram na tradução e divulgação do mesmo. Diferente dos outros, esse filme entrou em cartaz nos cinemas antes de ser lançado na internet.

Alguns meses mais tarde, em abril do mesmo ano, o Projeto Venus terminava a parceria com o Movimento Zeitgeist. Essa separação de fato “libertou” o Movimento para buscar outras referências de conteúdo, mas esse assunto será melhor abordado em outro artigo.

Em 2012 é lançado o Guia de Capítulos, que é uma ferramenta de orientação muito útil para a criação de capítulos nacionais, regionais e locais.

A partir daí, houve um grande estouro de informações sobre o Movimento, principalmente devido à grande facilidade que sites como o Facebook e o Youtube oferecem, permitindo a divulgação de conteúdos. Hoje, é muito difícil rastrear o número de sites, grupos e canais que tratam exclusivamente dos assuntos abordados pelo Movimento.

Hoje existem uma infinidade de sites e mídias em torno do Movimento Zeitgeist

Hoje existem uma infinidade de grupos de discussão, eventos, sites e mídias em torno do Movimento Zeitgeist

Em 2013, iniciava o desenvolvimento do novo Guia de Orientação do MZ; dessa vez, muito mais completo e abrangente do que o anterior. Ele representa a compilação de todo o conteúdo que vem sendo promovido, ao longo dos anos, em inúmeras palestras e artigos envolvendo o Movimento. Seu lançamento oficial em forma de livro está previsto para o primeiro semestre de 2014, se nada atrasar.

O novo guia do Movimento Zeitgeist que será lançado em 2014

O novo guia do Movimento Zeitgeist que será lançado em 2014

Por fim, esta foi uma descrição muito (muito) breve dos principais acontecimentos envolvendo essa organização ao longo dos seus cinco anos de existência. Com certeza, muitos detalhes foram deixados de lado. Mas, talvez, o que seja mais importante dizer é que os primeiros anos do Movimento foram bem agitados, uma vez que existia muita expectativa em torno do que esse grupo representava e do modo como deveríamos organizar toda essa estrutura.

Muitas pessoas que se envolveram no desenvolvimento dessa organização acabaram eventualmente se desligando do grupo. E isso é bastante normal em praticamente qualquer organização, inclusive neste caso, uma vez que não somos um grupo de ideias fixas.

Esse organismo de conhecimento precisa continuar evoluindo com o passar dos anos, e isso se torna cada vez mais fácil, já que agora contamos com as ferramentas e organização necessárias, algo que não existia no passado.

 

You may also like...

1 Response

  1. Pedro Luiz de Oliveira disse:

    link de CADASTRO Capítulos MZ-BR continua não funcionando… pode esclarecer? caminhemos…
    http://movimentozeitgeist.com.br/como-participar/cadastre-se
    caminhemos…
    Pedro Luiz ZG-BH – ZG-MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>