Robô “McGyver” usa ambiente para resolver problemas

macgyver-robots-use-their-environment-solve-problems-1405084055

Seres humanos são capazes de utilizar objetos e recursos disponíveis em seu ambiente para completar tarefas quando, de outra forma, isso não seria possível. Robôs também estão aprendendo a fazer isso. É o que engenheiros já chamaram de paradigma “McGyver” de manipulação de objetos.

Robôs geralmente tratam o ambiente na forma de obstáculos a serem contornados, mas esses obstáculos podem se tornar ferramentas úteis quando se sabe para que serve cada objeto. Em um vídeo da conferência de robótica ICRA 2014, um robô usa uma série de objetos a sua disposição para completar uma tarefa. Em outro experimento, um robô precisa atravessar uma distância entre duas plataformas e aprende a usar um objeto disponível como tábua de travessia.

Os robôs precisam ser ensinados a reconhecer os objetos, e de que forma podem ser usados, mas a ideia geral é de que, no futuro próximo, eles sejam capazes de receber uma tarefa e, de modo autônomo, decidir a melhor forma de concluir essa tarefa conforme as condições em seu ambiente.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>