Robôs construtores trabalham em cooperação

harvard-researchers-create-termite-inspired-robot-buildersUma equipe de pesquisadores de Harvard inspirou-se em cupins – que utilizam sua força coletiva para desenvolver complexas construções – para criar robôs construtores que são capazes de trabalhar de forma cooperada sem monitoramento ou sistema de controle central.

Diferente dos seres humanos – que normalmente seguem um plano inicial, com divisão de tarefas, coordenados dentro de uma estrutura hierárquica – os insetos trabalham sem uma ordem definida ou projeto, mas observando o trabalho feito pelos demais e atuando para modificá-lo em uma certa direção. Um novo sistema, inspirado nos insetos, possibilita que equipes de robôs de qualquer tamanho construam estruturas complexas e tridimensionais sem uma unidade de comando central ou papéis pre-determinados.

Cada robô observa o ambiente à sua volta e as modificações realizadas pelos demais para realizar suas próprias modificações, com o objetivo de desenvolver uma determinada estrutura. Agindo como uma colônia, os robôs passam a não depender de sistemas centrais ou de entidades supervisoras, sendo inclusive capazes de reagir a incidentes imprevistos durante sua construção.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>