Stress causado por pobreza pode prejudicar capacidade de aprendizado

stresses-poverty-may-impair-learning-ability

As condições impostas ao indivíduo em situação de pobreza, como preocupações financeiras, falta de qualidade de vida, ambientes familiares tumultuados e moradia precária, são geradoras de stress não apenas nos adultos, mas também em crianças. Um estudo de vários anos realizado entre crianças de origem pobre analisou níveis de hormônios liberados pelo stress, comparando-os com avaliações de desempenho escolar, e sugere que há uma correlação entre essas variáveis.

Altos níveis de hormônios de stress influenciam o desenvolvimento dos circuitos do cérebro das crianças, inibindo funções cognitivas como planejamento, controle emocional e atenção. Conhecidas coletivamente como funções executivas, essas habilidades mentais são importantes para a atividade acadêmica. Apesar da pobreza ser uma grande fonte de stress, outras fontes também podem afetar o desenvolvimento da criança, como problemas familiares ou falta de atenção dos pais.

A conclusão do grupo de pesquisadores é de que reduzir o stress no ambiente das crianças melhora não apenas seu bem estar geral, mas também sua capacidade de aprendizado.

Para saber mais, acesse o artigo original no ZeitNews.

O site dispõe de opção de tradução automática (veja na barra superior da página).

Continue acompanhando os conteúdos do ZeitNews aqui no MZBlog.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>