Uma Convocação aos Capítulos

Publicado por We Are One no Zeitblog Global em Março de 2014
Original disponível aqui
Tradução livre para PT-BR 

HC1HzdsHá muitos ativistas do MZ em toda a Terra, e cada um de vocês é celebrado!

Qual é exatamente a diferença entre um capítulo oficial e um grupo de ativistas?

Nenhum deles é de maior ou menor valor do que o outro. Todos nós envolvidos somos ativistas individuais de conscientização. Quando nos organizamos com os outros nos tornamos um grupo de ativistas. Há enormes benefícios que muitos grupos de ativistas estão perdendo por não se conectarem com a rede global de uma forma oficial.

Quando nós, como um grupo organizado, sediamos eventos públicos de ativismo de consciência, temos um ponto de contato que responde às indagações do público, e mantemos a comunicação com a rede maior, então nos tornamos um capítulo oficial. Capítulos oficiais são reconhecidos no mapa mundial de capítulos com um marcador que direciona para um e-mail de contato e website. Todos os dias, pessoas de todo o mundo visitam o website global de capítulos, procurando uma maneira de estar envolvido no aumento da conscientização. Ter um capítulo oficialmente reconhecido amplifica o alcance e permite a expansão da linha de pensamento do MZ.

Porque meu país/estado/cidade não tem um marcador no mapa de capítulos?

A primeira razão seria a de não existir um capítulo oficial em sua área. Hora de começar um!: http://tzmchapters.net/start-chapter (orientações básicas em português aqui).

Outra é sobre a falta de transparência e comunicação. Um capítulo parecerá inativo por estar consistentemente irresponsivo às solicitações públicas via e-mail, deixando de manter a comunicação com rede nacional e/ou global por um período prolongado de tempo; ou pela falta consistente de representação acessível das atividades de ativismo de consciência com as quais o capítulo está envolvido.

Este é um movimento baseado no voluntariado, e todos são valorizados.  Nem sempre há tempo disponível para se comprometer com o MZ; é compreensível. Em períodos em que há incapacidade prolongada para manter a transparência do capítulo e a comunicação com a rede maior, sugere-se que se encontre alguém que possa fazê-lo.

O objetivo da comunicação dentro da estrutura do capítulo é fornecer apoio e manter um diálogo aberto entre os grupos de ativistas para que possam compartilhar sobre e aprender com seus sucessos e derrotas. Isso contribui para o fluxo contínuo de informações dentro do movimento, o que melhora a capacidade de todos os grupos de capítulos em fazer avançar o objetivo de sensibilizar.

BGdPPgE

O que é um coordenador?

Um coordenador é aquele que coordena, ou melhor, traz os diferentes elementos de uma atividade complexa ou organização para uma interação que garantirá a eficiência ou a harmonia. 
Um coordenador não é um líder, e sim uma espécie de switchboard ou “estação de retransmissão”. Um coordenador de capítulo é um ponto de contato que é consistentemente responsivo aos questionamentos públicos, mantém o e-mail e o website do capítulo, e está bem informado o suficiente para ser capaz de indicar às outras pessoas o cache abundante de recursos educacionais disponíveis.

Coordenadores de capítulos do MZ organizam reuniões regionais e, tão regularmente quanto possível, participam de encontros estaduais, nacionais  e/ou internacionais. Conectar-se com a rede global de uma forma oficial beneficia não só o seu capítulo, mas o movimento como um todo.

Esta partilha consistente de informações sobre o que está funcionando, o que não está, ideias para o ativismo, métodos para envolver o público, eventos e projetos globais programados, unifica o movimento e permite a congruência e uma dinâmica compartilhada que é uma parte essencial para alcançar uma massa crítica de consciência.

Se você faz parte de um grupo que promove a conscientização em relação à linha de pensamento do MZ e ainda não o tornou oficial, será de grande benefício para o movimento como um todo e para você  que possa fazê-lo. Todos os grupos, grandes ou pequenos, são de igual valor!

b7vtlaC

Para mais informações sobre a coordenação de capítulos, confira:

Coordination Protocol / Protocolo de Coordenação / Guia de Capítulos

Para ideias sobre como você pode se envolver, confira (em inglês):
http://zeitgeistmovementusa.wordpress.com/get-involved/

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>